07/02/2018

Entrevista com Angel Celorrio – diretor de eventos da Piscinas & Welness Barcelona


Compartilhe:

COMO ESTÁ NESTE MOMENTO O SETOR DE PISCINAS NA ESPANHA?

O mercado de piscinas espanhol retomou seu crescimento com a reativação da demanda interna após a desaceleração do setor de construção. A Associação Espanhola de Profissionais do Setor de Piscinas (ASOFAP), co-organizadora com Fira Barcelona do Salão Piscina & Wellness Barcelona, prevê que as vendas este ano aumentem entre 8% e 10%, impulsionadas por produtos para reposição, conserto e manutenção do parque instalado, representando 70% das vendas totais. No entanto, o volume de negócios de novas construções não fica para trás e registra sozinho um aumento de 12%. Por isso, é considerado um setor “saudável e dinâmico” que se projeta para o futuro apostando na internacionalização, sustentabilidade, tecnologia de ponta, em uma melhor conexão com a indústria do turismo e na renovação de piscinas existentes. Nesse sentido, o Salão encomendou para a ASOFAP um estudo segundo o qual o parque de piscinas coletivas em Espanha, para uso público, alcança um total 121.070 unidades, representando uma superfície de água de mais de 18 milhões m² e um volume de água de mais de 25 milhões de m². É o primeiro estudo dessas características realizado em Espanha, que também revelou que a idade média deste grupo de instalações é de 17 anos, por isso precisam de obras de renovação, apresentando outra importante oportunidade de negócios para o setor.

QUAL É O PÚBLICO (NÚMERO DE PESSOAS) E QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS PAÍSES ESPERADOS?

De acordo com nossas previsões, esperamos superar os números de 2015, quando o salão chegou a 12 mil visitantes, onde 42% dos profissionais registrados eram internacionais de 76 países, principalmente da França, Itália, Portugal e Alemanha. Em relação ao número de expositores, já superamos os números da última edição: neste ano, teremos 315 empresas, 10% a mais do que em 2015, 61% delas são estrangeiras, procedentes de 23 países e uma área ocupada de 14.000 m².

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS NOVIDADES?

Especialmente os produtos de última geração apresentados pelos expositores. Para facilitar a visitação e seu conhecimento no evento, o espaço permitirá que a Área de Inovação seja um ambiente que concentrará as principais novidades deste ano e serão explicadas em breves apresentações. Haverá também uma amostra de soluções da Internet das Coisas (IoT) aplicadas ao controle e manutenção de piscinas e uma área de assessoria em internacionalização e financiamento para empresas. Também incluirá uma exposição internacional de projetos arquitetônicos inovadores relacionados às instalações aquáticas apresentadas pela Associação Interacional de Esporte e Lazer (IAKS Espanha), bem como às obras e instalações reconhecidas nos “Prêmios Piscina & Wellness 2017”, no novo “Concurso Wellness Spa Experience” e no primeiro “Concurso de Arquitetura para Estudantes” dirigido pelo Salão. Entre as novidades, também se destaca um novo espaço aberto neste ano: La Demo Pool, uma piscina de fibra onde testes técnicos de produtos e diferentes sistemas serão realizados, e que também hospedarão sessões aquáticas de fitness, como aqua-gym com exercícios em placas flutuantes. A Wellness Spa Experience também recriará um Centro de bem-estar de 740 metros quadrados que permitirá que você veja os sistemas técnicos necessários para sua operação, consulte especialistas e conheça as últimas tendências em design, serviços, equipamentos e tecnologia. Também irá acolher demonstrações de vários tratamentos e rituais terapêuticos que especialistas irão realizar durante os dias do salão nas cabines do Spa.

QUAL É A TENDÊNCIA DO MERCADO DE PISCINAS EUROPEU?

Assim como acontece na Espanha, no resto da Europa, o negócio se concentra principalmente na renovação e reforma de piscinas existentes. Não se trata apenas de renovar as estruturas, mas de aplicar novos conceitos aos sistemas de tratamento e gestão da água de acordo com critérios que assegurem a máxima sustentabilidade.

Foto by: www.vincenzorigogliuso.com / www.twitter.com/VincenzoRig /  www.facebook.com/vincenzo.rigogliuso

 

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DA 2ª. REUNIÃO DE CÚPULA LATINO AMÉRICA – EUROPA?

O salão, além de ser uma plataforma de negócios para o setor nacional e internacional, quer ser um “hub” setorial, um centro de informação e um fórum de conhecimento e intercâmbio ao serviço das empresas e da inovação. Assim, para facilitar o networking, a Piscina & Wellness Barcelona realizará a segunda Reunião de “Cúpula da América Latina e Europa” entre os presidentes das associações setoriais do mundo de piscinas de diferentes países. No âmbito desta reunião, os presidentes irão explicar os dados de mercado de seus países. Participarão os presidentes das associações do Brasil, Colômbia, México, Alemanha, França, Itália, Reino Unido e, obviamente, o presidente da ASOFAP, Pedro Arrebola, que apresentará os resultados do estudo sobre piscinas coletivas para uso público na Espanha. Paralelamente, será realizada outra reunião entre empresas e profissionais da América Latina e da Europa para troca de conhecimentos, experiências e contatos comerciais. Nós convidamos arquitetos, designers, desenvolvedores, investidores em turismo e operadores hoteleiros principalmente do México – país convidado nesta
edição – e outros estados do Caribe, que constituem uma das principais zonas de investimento em hotéis de luxo do mundo e de maior crescimento da indústria do bem-estar. Também haverá reuniões de negócios entre expositores e visitantes estrangeiros através de mais de 130 reuniões de negócios agendadas com “hostedbuyers” – compradores convidados pelo salão – de até 26 países. Prevê-se também atendimento a 300 compradores de projetos específicos do mercado nacional ligados principalmente ao setor hoteleiro e turístico.

ALÉM DOS PRODUTOS EM EXIBIÇÃO E DE TUDO FALADO NESTA ENTREVISTA, HÁ OUTRO PONTO IMPORTANTE PARA COMENTAR?

Neste sentido, gostaria de salientar que a Piscina & Wellness Barcelona aproveita a internacionalidade do evento para atrair profissionais de todo o mundo. Este poder de convite no exterior contribui especialmente para promover as exportações espanholas do setor, tanto na Europa como na América Latina, e na área do Mediterrâneo, principais áreas de influência da feira. A exposição visa refletir e sustentar o setor em sua constante evolução em direção à internacionalização e inovação, com foco em várias áreas. Nesta linha, estamos dando especial importância ao turismo, uma vez que a Espanha é o terceiro país mais visitado do mundo, destino de mais de 70 milhões de pessoas. Setenta e cinco por cento dos turistas procuram ofertas relacionadas ao mundo da água e 80% dos hotéis espanhóis têm mais de 20 anos, por isso é essencial para promover a reabilitação de suas estruturas aquáticas. Assim, esperamos que esta edição do salão seja novamente um sucesso para todos os profissionais envolvidos, expositores e visitantes, não só pelo volume de negócios que gera, mas também para ser útil e inspirador para todos os profissionais do mundo da água.

Fonte: Revista Anapp – edição 136