26/09/2023

Entenda a importância de manter a hidratação na piscina


Compartilhe:

Especialmente nas regiões mais quentes, aproveitar um belo período de sol na piscina é certamente uma boa pedida. No entanto, passar um dia de calor mergulhando e curtindo esse espaço pode ser perigoso se os banhistas não estiverem devidamente preparados. Isso porque ainda existe um equívoco comum de que não é preciso se preocupar com a hidratação na piscina.

Afinal, como alguém pode ficar desidratado ao mesmo tempo em que está rodeado de litros e mais litros de água? Neste artigo, vamos mostrar que não é bem assim, apontando os riscos de se negligenciar a hidratação corporal e dando dicas para que as pessoas possam evitar acidentes e dores de cabeça — literalmente!

 

Por que a hidratação na piscina é tão importante?

Imagine passar, digamos, cinco horas inteiras pedalando em uma bicicleta, em uma pista descoberta, no verão, sob um sol de 38 oC e sem ingerir nenhum líquido durante esse período. Se você ficou sem fôlego só de pensar no cenário, saiba que a atividade na água tem quase a mesma intensidade que uma pedalada leve e, mesmo assim, muita gente ainda passa horas e horas nadando sem se atentar à hidratação na piscina.

A hidratação adequada não é apenas necessária para garantir as funções básicas do corpo, mas também para lubrificar as articulações e regular a temperatura corporal. Isso significa que, quer você esteja nadando competitivamente, quer esteja apenas relaxando e se divertindo na água, a necessidade de ingerir líquidos e nutrientes é a mesma.

Para ajudar você a ter uma noção mais precisa desses cuidados, separamos alguns dos principais benefícios da hidratação na piscina, veja só:

  • Melhora as funções musculares

Quando você utiliza a musculatura do seu corpo para nadar — de forma competitiva ou simplesmente para brincar um pouco na piscina —, é importante saber que os músculos vão exigir quantidades maiores de oxigênio e energia. E é justamente uma boa hidratação do corpo que vai garantir que o sangue circule com facilidade, levando o oxigênio e os nutrientes necessários para repor as forças e evitar lesões.

  • Acelera a recuperação corporal

Os músculos também precisam de água e nutrientes suficientes para se recuperarem adequadamente depois de um exercício extremo. Em outras palavras, é necessário ingerir água suficiente para que esses processos funcionem corretamente, o que reduz a dor muscular e a fadiga após uma sessão de natação, por exemplo. Estar hidratado é, portanto, importante para qualquer nadador.

  • Ajuda na prevenção de cãibras

Movimentos simples que realizamos com frequência, como caminhar, andar de bicicleta e, claro, nadar, só são possíveis por conta da contração muscular. Contudo, sempre que a concentração de água é baixa dentro de um músculo, a contração é interrompida no meio do processo, o que pode causar as temidas cãibras musculares. Também por isso, garantir uma rotina de hidratação na piscina é fundamental.

Saiba identificar se você está desidratado

Pode até parecer óbvio, mas vale o lembrete: as principais manifestações naturais da desidratação no corpo são a sensação de sede e o ressecamento da garganta — embora elas só apareçam quando seu corpo já estiver sofrendo com a falta de água no organismo.

Um indicador mais confiável é o teste visual de urina. Se você estiver suficientemente hidratado, verá que sua urina estará clara, quase transparente. Se estiver mais escura, é provável que você não esteja bebendo água suficiente.

Outros sintomas da falta de hidratação na piscina são o estresse e a fadiga corporal. Vamos lembrar que aproximadamente 80% do cérebro humano é composto por água e, em condições quentes e úmidas, o corpo tende a consumir uma quantidade maior de líquidos para resfriar o organismo. Isso quer dizer que, sem a hidratação adequada, o banhista pode sofrer com náuseas, espasmos musculares e, em casos mais graves, até mesmo perder a consciência.

Mantenha a hidratação na piscina em dia e cuide da sua saúde!

Já deu para perceber que, para evitar cãibras, tonturas, dores de cabeça e todos aqueles sintomas de insolação, hidratar-se adequadamente antes de entrar e durante o período na piscina ainda é a melhor e mais segura alternativa, certo?

E não esqueça que, quando falamos em hidratação na piscina, não são apenas as garrafinhas de água que podem dar o suporte necessário. Frutas cheias de água, como melancia, pêssego e uva, são saudáveis ??e ajudam a manter crianças e adultos saudáveis por muito mais tempo.

Antes de encerrarmos, um último lembrete: o tratamento adequado da piscina é outro item primordial na lista de cuidados para garantir a saúde dos banhistas — e isso vale para qualquer época do ano. Afinal, fazer a manutenção correta da água é o que a deixa livre de microorganismos perigosos!

 

Fonte:blog.belpiscinas.com.br