12/07/2018

Empresas responsáveis


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Práticas sustentáveis devem fazer parte do dia a dia e não somente da campanha de marketing

Sustentabilidade é um conceito que visa conciliar crescimento econômico, evolução tecnológica, preservação ambiental e desenvolvimento social, sem comprometer o futuro e os recursos naturais disponíveis para as próximas gerações.

Assim, ser sustentável é ser responsável.

Empresas ao redor do mundo adotam estratégias e técnicas visando à sustentabilidade e, portanto, à perenidade/sobrevivência de seu negócio e do planeta onde vivemos. A gestão responsável de recursos financeiros, humanos e ambientais faz parte das práticas sustentáveis, mas muitas empresas ainda não descobriram como dar sua contribuição.

Com certeza, a coleta seletiva e o descarte adequado de resíduos fazem parte dessas iniciativas, assim como a adoção de tecnologias que evitem/reduzam a emissão de poluentes na atmosfera, o uso racional da água e da energia, o combate a todo desperdício de materiais e até a manutenção de relacionamento ético e responsável diante de empregados, clientes, fornecedores, acionistas e sociedade.

O primeiro passo para a gestão sustentável de uma empresa é o planejamento. É bom que seja feito um estudo dos processos produtivos da empresa e de seus fornecedores.

É preciso, também, o treinamento para os novos hábitos, para que não tenha continuidade o gasto inconsequente de recursos. A empresa deve se repaginar: é preciso empenho da diretoria e do quadro de funcionários para que tudo caminhe corretamente. Do contrário, serão apenas mais despesas e os problemas não serão resolvidos.

E por que aplicar esse novo conceito é tão importante? O mercado mundial hoje está cada vez mais sensível à urgência da sustentabilidade: aquele que não se adequar pode acabar sendo ‘passado para trás’ pela concorrência. Mas a empresa não deve se repaginar pensando apenas no marketing, pois essa atitude sugere que ela está apenas se aproveitando do momento e tentando levar vantagem às custas de um tema tão sério. O público percebe esse tipo de manobra. Portanto, é preciso que a indústria realmente acredite, pense e aja sustentavelmente, investindo em ações efetivas e sustentáveis para ganhar credibilidade e expandir seus negócios. O portal Atitudes Sustentáveis mostra vários cases de empresas que investem em sustentabilidade.

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E deixa claro que, para começar a aplicar o ‘pensamento verde’, o empresário precisa garantir a transparência no processo, assessorado por empresas idôneas e reconhecidas no mercado. As políticas ambientais sérias e ações diretas junto aos empregados devem ser discutidas e aplicadas de forma contínua para que os colaboradores se transformem em ‘multiplicadores’ da sustentabilidade em suas próprias casas e comunidades.

A partir do momento em que a empresa entende que os custos gerados com essa mudança são futuros lucros, é hora de investir. A redução de custos operacionais futuros são um bom exemplo de investimentos feitos a partir do conceito de sustentabilidade. Além disso, as vendas vão crescer e os efeitos logo serão percebidos: menores gastos com manutenção e operação das rotinas diárias da empresa acabam gerando maior lucratividade.

A grande questão é que a mudança se faz necessária. A operação de linhas de produtos que agridam o meio ambiente, ou usem mão de obra infantil ou escrava, não será aceita por parte do público e, cada vez menos, por qualquer empresa.

 Fonte: Revista ANAPP Edição 127