07/02/2018

Descubra os benefícios da natação para o desenvolvimento dos bebês.


Compartilhe:

Natação para bebês desenvolve experiências sensoriais e ainda estreita a relação com os pais.

O ciclo de desenvolvimento da criança na primeira infância é uma das etapas mais importantes da vida. O período que vai desde o nascimento do bebê até os 6 anos de idade é a fase em que os pequenos têm mais experiências sensoriais, desenvolvem o cérebro, aprimoram os sentidos, entre tantas outras evoluções.

O progresso vem de forma natural, mas pode ser acelerado e aprimorado com a ajuda de atividades que estimulam as evoluções motoras da criança desde os primeiros meses de vida. A natação é um exemplo, pois foca no desenvolvimento motor, visando a segurança e o bem-estar que o ambiente líquido proporciona.

“A natação para os bebês oferece grandes benefícios. Ela melhora a coordenação motora, proporciona noções de espaço e tempo, prepara a criança psicologicamente e neurologicamente para o autossalvamento, estimula o apetite, aumenta a resistência cardiorrespiratória e muscular, tranquiliza o sono e também previne várias doenças respiratórias”, enumera a professora da Academia Raia 10 Leilah Gondim.

Além dos benefícios de desenvolvimento motor, a relação entre pais e filhos na piscina se estende e proporciona um maior afeto emocional, confiança e segurança que o bebê desperta com os responsáveis.

“Ter matriculado o Gael com 3 meses na natação foi uma das atitudes mais importantes que tivemos. É visível os benefícios que ela proporcionou para ele a médio e longo prazos, como a segurança e a tranquilidade que ele tem. Mas. também existe outro ganho que é muito bom, que é a confiança e o carinho que ele despertou mais ainda conosco, pois sempre estamos com ele na piscina”, revela Breno Santa Helena, pai de Gael, que atualmente está com 2 anos.

Sistema nervoso

 

Arquivo Pessoal/Divulgação. O bebê Gael com o pai, Breno, na aula de natação para bebês.

 O bebê Gael com o pai, Breno, na aula de natação para bebês.

Nas academias existem alguns tipos de programas e estudos especializados e voltados para os bebês, como a psicomotricidade. Um trabalho que envolve o sistema nervoso central, criando consciência sobre os movimentos.

“A psicomotricidade exerce desde trabalhos no solo até a imersão dos alunos na água. É na ação da criança que se articula toda afetividade, os desejos, mas também as possibilidades de comunicação e conceituação. Tudo isso desenvolvemos com os bebês desde cedo”, explica Leilah Gondim.

“O Zeus começou a frequentar as aula de natação aos 3 meses e a cada aula é nítida a evolução que ele desenvolve. Eles aprendem e despertam diversas experiências que contribuem para o aprendizado deles para a vida. Hoje, com um ano e meio, ele é uma criança totalmente segura na água”, afirma Rebeca Gusmão, ex-nadadora olímpica e mãe de Zeus.

Fonte: http://df.divirtasemais.com.br/app/noticia/programe-se/2018/02/02/noticia_programese,159737/qual-a-importancia-da-natacao-para-os-bebes.shtml