18/10/2022

Como funciona e quais as funções da bomba de piscina?


Compartilhe:

Para manter uma piscina totalmente limpa e garantir seu bom funcionamento, alguns equipamentos são imprescindíveis. E um deles é a bomba, que possui a função de sempre circular a água, preservando a higiene da piscina. Além disso, ela pode ser utilizada no sistema de aquecimento e também no funcionamento de outros componentes.

Mas afinal, o que é uma bomba de piscina?

Para muitos dos profissionais da área, a bomba de piscina é o coração do sistema de filtração de água. Esse equipamento consiste em sugar a água através da escumadeira, ralo de fundo ou bocal aspirador e levar para o filtro. Em seguida, a água retorna para a piscina purificada por meio dos bocais de retorno.

Por que é importante possuir esse equipamento?

Toda a sujeira que é acumulada na piscina, com o passar do tempo, pode comprometer drasticamente a qualidade da água. E é para evitar essa ação que a bomba é importante. Com a água sendo bombeada através das tubulações até o filtro, todo tipo de impureza é removida, retornando à piscina completamente limpa e livre de qualquer tipo de sujeira, como folhas, terra, insetos, entre outros.

Além disso, a bomba de piscina também pode ser uma ótima aliada no processo de aquecimento da piscina, pois os acessórios como as cascatas, funcionam a partir da força concebida pela própria bomba.

Existe apenas um tipo de bomba? Elas são todas iguais?

Diversos tipos de bombas para piscinas estão disponíveis no mercado, no entanto, existem dois modelos específicos que são os mais recomendados pelos profissionais. São eles:

Bomba centrífuga autoaspirante: essa é a bomba mais comum e a mais utilizada, principalmente em piscinas domésticas. Esse é o modelo padrão de aspiração direta da água para o filtro, fazendo com que a mesma retorne filtrada, livre de toda a sujeira acumulada.

Bomba com velocidade variável: essa opção possui uma adequação da velocidade de funcionamento de acordo com as necessidades específicas. Possui um valor consideravelmente mais elevado, no entanto, possui algumas características que podem corresponder melhor as necessidades, como maior economia de energia, uma vez que sua velocidade é adaptável e menos ruído durante o processo de higienização.

E quais os cuidados devo tomar?

Assim como qualquer outro equipamento da piscina, a bomba também requer cuidado e atenção! Lembre-se de que manter um equipamento bem cuidado significa maior durabilidade e garantia de seu pleno funcionamento. Profissionais da área aconselham uma revisão duas vezes ao ano, preferencialmente uma a cada seis meses.

Ademais, acessórios como rolamentos, juntas e mecanismos de vedação requerem acompanhamentos frequentes. Por isso é sempre importante ficar atento a possíveis ruídos fora do comum e vazamentos indevidos, pois esses fatores podem significar que a bomba esteja desgastada ou danificada.

Quando algo que não seja habitual no funcionamento, entrar em contato com um profissional é sempre a melhor opção!

 

Fonte:www.montrealpiscinas.com.br