09/04/2024

Como evitar folhas e sujeira na piscina


Compartilhe:

A lona e a cobertura da piscina evitam que elementos como folhas, sujeira, terra e detritos vegetais caiam na água, o que é positivo para manter a saudabilidade do lugar.

"Tudo aquilo que está relacionado ao jardim e à natureza está conectado e atrairá mais natureza", diz Murilo Cruciol, biólogo especialista em Paisagismo e mestre em Arquitetura e Urbanismo.

"Todo o material orgânico que cai na água começa a entrar em decomposição e a torna um ambiente propício para desenvolvimento de alga, bactéria e fungos. É isso que trará algum problema para a pessoa que entrar na água, que não está adequada para o banho", diz Murilo.

Para evitar acúmulo de folhas e animais na piscina, realize uma manutenção semanal da água — Foto: Unsplash / @aftab417 / CreativeCommons

Ele diz, ainda, que muitos clientes solicitam uma vegetação que não ocasione a queda de folhas, justamente pensando na questão da piscina – mas que isso é impossível.

"Somente seria possível se a vegetação fosse de plástico ou de cactos, que não têm folhas. Isso porque toda a vegetação que tem folha, mesmo que ela seja perene, enfrentará o momento em que as folhas envelhecerão e cairão para dar lugar ao desenvolvimento de novas folhas", diz.

Para lidar com a situação, Vinicius sugere realizar uma manutenção semanal, já que não há como evitar totalmente que a piscina seja contaminada pelos mais variados tipos de sujeira.

"Capas de proteção ajudam muito, principalmente nos meses em que a piscina não está sendo usada. Porém, devemos tomar cuidado para que não fique água parada sobre a capa, o que pode se tornar um foco de proliferação de mosquitos e outros insetos", diz.

Além disso, o tratamento deve continuar a ser realizado mesmo quando se protege a piscina com capa, porém, em uma frequência menor. "O tratamento físico de uma piscina consiste na filtração da água, peneiração da superfície e fundo da piscina, assim como na escovação das superfícies internas e aspiração do fundo da piscina a fim de remover as sujidades decantadas", explica.

Vinicius explica que o tratamento químico, por sua vez, consiste em regular os parâmetros da água – em especial, o pH, a alcalinidade, o cloro livre, a dureza e o ácido cianúrico dissolvido. "Ou seja, o tratamento de piscinas não é algo muito simples. É por isso que muitos proprietários de piscinas optam por contratar um piscineiro", diz.

No entanto, atualmente, há alguns aplicativos que funcionam em conjunto com kits de fita teste e analisam a transparência da água e os parâmetros obtidos na análise, usando o próprio celular para tirar fotos.

"Depois disso, o aplicativo é capaz de indicar ao proprietário da piscina quais produtos aplicar", finaliza o engenheiro de aquicultura.

 

 

Fonte:revistacasaejardim.globo.com