23/11/2022

Bar molhado: O que é, como surgiu essa ideia, como construir e quais os processos de construção


Compartilhe:

A área de lazer é um dos espaços responsáveis por valorizar um imóvel. E não só isso: o local ainda é excelente para garantir incríveis momentos de entretenimento, seja para as crianças ou adultos. Diante disso, uma boa opção para repaginar o seu ambiente é investir no famoso bar molhado. Já ouviu falar? 

Considerada uma tendência absoluta no setor imobiliário e de arquitetura de exteriores, essa estrutura pode ser personalizada de acordo com o seu gosto e preferências. Dessa forma, você conseguirá escolher tanto a disposição dos móveis, cores, revestimentos e iluminação — garantindo uma experiência única e ainda mais especial. 

Afinal, o que é um bar molhado?

Se você é uma pessoa apaixonada por áreas de lazer, sem dúvida, já ouviu falar no tal do bar molhado. Muito presente em hotéis e resorts, essa estrutura, basicamente, consiste em um local integrado à piscina. 

Para tanto, o ambiente é equipado com bancos e mesas que ficam submersos na água e, em paralelo, há um bar — onde os banhistas podem consumir cervejas, drinks, sucos naturais e, inclusive, certos tipos de petiscos. Ou seja, estamos falando do que há de melhor em dois mundos! 

E como não poderia ser diferente, o bar molhado exige uma boa infraestrutura para ser seguro e eficiente. De todo modo, e dependendo das metragens disponíveis em sua área externa, há a possibilidade de adaptar essa ideia. Como? É simples: utilizando móveis menores e em poucas quantidades. 

Como essa ideia surgiu?

Quando falamos sobre o bar molhado, muita gente questiona a respeito de sua origem. Afinal, onde e como surgiu essa proposta? A princípio, não temos um registro consistente a respeito de sua história. 

Ainda assim, e de acordo com os especialistas no assunto, o primeiro local onde encontraram o bar molhado foi em Las Vegas, nos Estados Unidos, na década de 1970. Já naquela época a cidade era superagitada e apresentava um grande potencial para o turismo. Diante disso, boa parte dos hotéis e cassinos da região começaram a sair em busca de uma solução para atrair os visitantes e, de quebra, se manter à frente da concorrência. 

Nesse momento, surgiram as primeiras mesas flutuantes para jogos. Logo em seguida, foi a vez da construção dos bares flutuantes, que ficavam localizados às margens de grandes piscinas.

O bar molhado de Evan Williams

Após essas criações iniciais, e ao longo dos anos 1980, o arquiteto Evan Williams também se destacou no universo do bar molhado. Naquele momento, o profissional recebeu o desafio de transformar um hotel antigo, dentro do Resort All Inclusive mais notório do Caribe, em algo inovador, capaz de atrair os olhares de turistas do mundo inteiro. Foi então que, após uma longa pesquisa, ele teve a brilhante ideia de projetar um bar dentro da piscina.

Vantagens do bar molhado 

  • A estrutura deixará a sua piscina mais completa, permitindo que pessoas de todas as idades se divirtam; 

  • A sua área externa será bem valorizada, já que não é tão comum assim encontrar piscinas compostas por esse tipo de comodidade; 

  • Os banhistas não precisarão sair da água para tomar um drink ou se alimentar; 

  • É possível reunir a família para curtirem juntos a temporada de verão. Em alguns casos, até festas acontecem nesses ambientes.

Quais as características da construção do bar molhado?

Diferentemente do que se imagina, o processo de construção do bar molhado não é tão complicado assim. Inicialmente, é necessário contar com uma boa — e ampla — área de lazer. Posteriormente, os responsáveis pelo projeto devem analisar o objetivo dessa obra. 

A ideia é apenas garantir que os banhistas sentem e relaxem? Ou então, também há a intenção de construir uma espécie de restaurante para servir refeições requintadas? Dependendo da opção escolhida, haverá a necessidade de contar com um acesso na área seca da propriedade — onde as pessoas conseguirão entrar e sair do bar sem correr o risco de se molhar. 

Já para que os visitantes possam aproveitar tranquilamente os seus momentos de refeição, a melhor solução é construir um balcão — com medidas suficientes para que todos apoiem os seus pratos, alimentos, bebidas e outros acessórios. 

“E os demais móveis?” — você deve estar se perguntando. Bem, nesse caso, os arquitetos devem instalar banquetas sempre pensando na ergonomia. Isso quer dizer, que essas estruturas precisam apresentar uma distância suficiente para que os joelhos não encostem nas paredes e acabem incomodando os banhistas.

É válido ressaltar que os bancos tem que ser confortáveis e produzidos a partir de materiais resistentes para impedir a sua deterioração a curto prazo. Entre eles, está o aço inox.

A obra em si

Assim que definir os demais detalhes do projeto, é o momento de iniciar a sua construção. Primeiramente, o bar molhado deve ser projetado de modo que permaneça na área rasa da piscina.

Esse cuidado é imprescindível para facilitar o acesso a todos os banhistas. No entanto, também é interessante que as banquetas fiquem fundas o suficiente para promover a imersão parcial e oferecer uma experiência diferenciada.

Outra dica é fazer com que a estrutura se mantenha na sombra, já que a incidência solar constante pode causar incômodo aos usuários. 

Os revestimentos, por sua vez, são os mesmos daqueles utilizados em uma piscina convencional. Em outras palavras, o azulejo e o vinil.

Ideias para se inspirar -  Bar molhado

 
 
 
 
 

 

 

Fonte:poolrescue.com.br