02/07/2024

ANAPP e IMT lançam Programa Setorial da Qualidade (PSQ) de Produtos Clorado


Compartilhe:

A ação está dividida em diferentes fases e tem como objetivo promover a qualidade dos produtos do setor

O propósito do programa é conhecer as reais condições dos produtos que o mercado disponibiliza para os consumidores.

Qualidade ou quantidade? Quando o assunto envolve produtos clorados, o primordial, incontestavelmente, é o primeiro item. É nesse cenário que a Associação Nacional de Empresas e Profissionais de Piscinas (ANAPP) e o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) se uniram em uma iniciativa inédita no início de maio.

Juntos, desenvolveram o Programa Setorial da Qualidade (PSQ) de Produtos Clorados, que tem como propósito conhecer as reais condições dos produtos que o mercado disponibiliza para os consumidores. Será que o nível de qualidade prometido é o mesmo alcançado?

Para responder a essa questão, o programa será dividido em diferentes fases, sendo esta primeira com foco em realizar a análise completa, verificando itens como a integridade das embalagens, o peso declarado, a apresentação das informações de registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o teor de ativo.

Os testes serão realizados por uma equipe de grandes especialistas, contando com pesquisadores, professores, técnicos e profissionais de engenharia química e de produção.

Na prática, com o programa, de acordo com Erica Tirelli, responsável técnica pelos ensaios e análises será possível não apenas garantir a qualidade dos produtos clorados, como também das empresas participantes.

Erica Tirelli, responsável técnica pelos ensaios e análises do PSQ.

Além do mais, a ação possibilita a criação de artigos técnicos e acadêmicos, incentivando o conhecimento sobre o assunto e disseminando informação de qualidade.

Essa é apenas uma das iniciativas da ANAPP a fim de buscar melhorias para o setor. E segundo o seu presidente, João Marcelo Caetano, ela está empenhada em expandir estas ideias e projetos para obter o máximo de participação do mercado.

Durante a fase piloto, várias empresas aderiram, voluntariamente, ao programa, contribuindo com a evolução do setor. São elas: Allclor, BEL; Domclor; Fluidra; Hidrodomi; Montreal; Neoclor e OCC.

Quer acompanhar todo esse processo? Atente-se ao site da ANAPP e à revista digital. Traremos todos os detalhes do programa.

 

Fonte: Revista ANAPP Edição 175