12/08/2025

Ana Júlia Amaral conquista ouro histórico nos 200m borboleta em Assunção e já se prepara para o Mundial Júnior na Romênia


Compartilhe:

Aos 16 anos, a nadadora brasileira Ana Júlia Amaral brilhou nos Jogos Pan-Americanos Júnior Assunção-2025 ao conquistar a medalha de ouro nos 200 metros borboleta, prova em que é considerada uma das maiores promessas do país. O feito garantiu à atleta não apenas o topo do pódio, mas também um novo recorde da competição, com o tempo de 2min13s08.

Foto: Olimpiadatododia

A jovem já havia se destacado no cenário nacional ao vencer o Campeonato Brasileiro Absoluto – Maria Lenk, disputando com atletas de todas as idades, em abril deste ano, no Rio de Janeiro. Na ocasião, registrou sua melhor marca pessoal: 2min12s96. Em Assunção, repetiu o alto nível, nadando com apenas 12 centésimos de diferença de seu recorde.

A vitória na capital paraguaia também rendeu à nadadora a vaga garantida nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2027. Mas as comemorações serão breves: na próxima semana, Ana Júlia será a única representante feminina da delegação brasileira no Mundial Júnior de Natação, que será realizado em Otopeni, na Romênia, entre os dias 19 e 24 de agosto.

Foto: bestswimming

“Eu estou muito animada, nunca participei de uma competição desse tamanho, dessa grandiosidade. Independentemente de tudo que acontecer, vai ser uma experiência incrível representar o Brasil mais uma vez”, comentou a campeã de Assunção-2025.

O desempenho de Ana Júlia foi consistente desde as eliminatórias, quando nadou em 2min15s24 e se classificou com tranquilidade para a final. Sobre sua estratégia, a atleta explicou: “Dei uma seguradinha (na eliminatória), nadando mais na técnica”.

 

Na decisão, adotou um ritmo mais agressivo: “Eu fiz mais força mesmo, porque foi o que eu estava treinando para fazer. Treino muito pra essa prova, porque é a minha principal. Eu vou só competir prova de borboleta agora no Mundial Junior, Sul Americano Juvenil, então estou treinando 100% com foco no ‘borbo’. Foi o começo do semestre, que com certeza vai ser incrível, então eu fiz o meu melhor e o melhor de hoje foi muito bom”.

A conquista em Assunção marca mais um passo importante na trajetória da nadadora, que segue colecionando resultados expressivos e se consolidando como uma das principais apostas da natação brasileira para os próximos anos.

 

Fonte: www.olimpiadatododia.com.br