02/02/2017

Saiba como prevenir acidentes na piscina da sua casa


Compartilhe:

O representante da Anapp e especialista em piscinas, Augusto Cesar Araújo, participou do Programa Bem Estar, na TV Globo, para dar dicas de segurança na piscina. O foco da reportagem está nos devidos cuidados para com o ralo de sucção, mas outras informações de extrema importância também foram compartilhadas durante a exibição do programa.

Num teste demonstrativo sobre como funcionam os ralos de sucção, Araújo afirma que a utilização de tampas mais modernas podem evitar acidentes, como os cabelos ficarem presos ao serem sugados. A solução para evitar esse tipo de problema é a utilização da tampa mais moderna, que por ter furos bem menores, impede que o cabelo seja sugado e fique preso. Esse é um detalhe pequeno, mas que faz toda a diferença para um mergulho seguro.

Os bocais localizados na beira da piscina precisam da mesma proteção. Segundo o especialista, a norma atual sugere a utilização de uma tampa com sistema autofechante, que impede o bocal de continuar aberto após a aspiração da piscina. Além disso, é indicado que a piscina tenha ao menos dois ralos, para que a força de sucção seja distribuída entre eles. “Com dois ralos é muito difícil uma pessoa ficar presa, porque você sempre vai ter o alívio por um outro ponto”, explica Araújo.

Fora da piscina também existem normas de segurança capazes de prevenir acidentes. Dentre elas estão o botão para desligar a bomba de sucção, pisos antiderrapantes, além de cercas de proteção e portões de fechamento automático para evitar que crianças e animais mergulhem sem a devida supervisão.

A dica para quem vai mergulhar numa piscina com a qual não está familiarizado é, checar num rápido mergulho, as tampas utilizadas nos ralos e bocais, e procurar manter uma distancia segura desses dispositivos.

Fonte: Programa Bem Estar – TV Globo