26/01/2017

Manter a forma no verão é possível com esportes aquáticos


Compartilhe:

Manter a prática de exercícios físicos a rotina de treinos durante o verão pode ser mais difícil para quem não está acostumado com as altas temperaturas, mas dentro da piscina existem diversas maneiras de se refrescar enquanto exercitamos nosso corpo.

O spinning aquático é uma das tendências fitness dessa temporada. As academias utilizam bicicletas à prova d’água, no modelo das usadas em aulas de spinning tradicional. O aluno pode regular pressão e velocidade, dividindo a aula em pedaladas contínuas com intervalos ou no formato circuito. O exercício é indicado para quem tem problema nos joelhos, já que o impacto sobre as articulações é mínimo. Os benefícios dessa prática são condicionamento aeróbico, força, perda de gordura abdominal e resistência dos membros inferiores.

A versão aquática do tradicional pilates traz diversos benefícios para o corpo e a mente. Na piscina o pilates é voltado para atividades de alongamento e relaxamento, conferindo maior consciência corporal. Os exercícios trabalham equilíbrio, flexibilidade e fortalecimento muscular. É importante estar atento à temperatura da água, o ideal é que seja em torno dos 30ºC.

Na hidroginástica turbinada são utilizados equipamentos como elásticos, bolas, palmas e flutuadores para aumentar a intensidade dos movimentos, o que acaba se assemelhando à musculação. Como os exercícios contam com a resistência da água, existe um esforço maior, o que garante fortalecimento mais rápido dos músculos.

Além dessas opções, há também a cama elástica, para quem busca um exercício seguro, esteira, que ajuda nas articulações, e ring, que inclui boxe, tae-kwon-do e jiu-jitsu. Todos esses exercícios já conhecidos e praticados em academias tradicionais, e agora tiveram suas versões reformuladas para a piscina.

Fonte: Grande FM