06/03/2019

Votuporanga


Compartilhe:

É TRI NO BIRIBOL

Time patrocinado pela Prefeitura da cidade paulista ganhou duas competições regionais e a Liga Nacional em 2018

Por Sergio Kapustan

Jogos Regionais, Jogos Abertos do Interior do estado de São Paulo e a Liga Nacional (série Ouro). A equipe de biribol adulto de Votuporanga, patrocinada pela Prefeitura do município localizado na região de São José do Rio Preto, não parou ainda de festejar as três conquistas inéditas em 2018. Ao comentar a tríplice coroa, o técnico Benedito Alves Santana Junior, o Benê, de 53 anos, cita a frase “Campeão de tudo”, criada pelo Internacional (RS) em referência aos títulos futebolísticos conquistados nos últimos anos, desde o estadual até o mundial de clubes. “Nosso mérito e diferencial foi treinar intensamente-sempre às terças e quintas-feiras - e manter a base da equipe”, explica ele. A campanha vitoriosa no ano passado é resultado de uma parceria da Secretaria Municipal de Esportes e de Lazer com a Unifev (Centro Universitário de Votuporanga). Além de manter uma tradição de duas décadas do biribol na cidade, Benê comemora a manutenção do time, com três trocas no plantel. A equipe de 2018 foi composta por Luiz Gustavo (Juvenil), Hilton Pavam (Franguinho), Pedro Cavallari, Bruno Pedrassi, Vinicus Assis e Rodrigo Nunes. Vinicius Assis e Rodrigo deixaram a equipe e um novo atleta já foi contratado: Rodolfo.

De acordo com o técnico e atletas, apesar da euforia das conquistas, o biribol ainda enfrenta o problema de ser um esporte amador e dependente do poder público, principalmente de prefeituras, dificultando a formação de equipes. Citam como exemplo o time de Piracicaba (SP). Patrocinado pela prefeitura, conquistou a Liga Nacional em 2017 e foi extinto em 2018.

Força paulista

Em 2017, a equipe de biribol de Votuporanga ganhou a medalha de prata nos Jogos Regionais (disputados somente com atletas da região de São José do Rio Preto) e a de ouro nos Jogos Abertos do Interior (JAI). O time manteve o padrão de jogo e colheu os resultados em 2018. A primeira conquista foi em Votuporanga. A cidade sediou em julho os Jogos Regionais e festejou a medalha de ouro ao derrotar o Araçatuba por dois sets a zero, garantindo vaga para o JAI. Disputada em São Carlos, na região de Ribeirão Preto, em novembro, sob forte calor, a final do JAI reuniu Votuporanga e Santos, com o quarteto dirigido por Benê ganhando por dois sets a um. A terceira competição, que fechou o ano com chave de ouro, foi a Copa Brasil, organizada pela Liga Nacional de Biribol. A disputa reuniu 14 equipes de três estados na reta final: São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Foram disputadas cinco etapas nas seguintes cidades: Olímpia (SP), Araraquara (SP), Uberaba (MG), Londrina (PR) e Birigui (SP). A equipe que levantaria a taça seria aquela que conquistasse o maior número de pontos. Votuporanga conquistou o primeiro lugar em três etapas (Olímpia, Araraquara e Londrina), além de um segundo lugar (em Birigui) e terceiro lugar (Uberaba). Ao final, Votuporanga sagrou-se campeão somando 215 pontos contra os atletas de Santos (195). O quadro final de pontos mostrou a força do biribol paulista, que dominou a tabela do primeiro ao quarto lugar. “Brigamos com Santos até o final. A segunda colocação em Birigui foi suficiente para dar o título à cidade “, comenta Benê. Juvenil e Franguinho acrescentam que o treinador teve nas mãos um time forte e os resultados apareceram. “Votuporanga juntou tradição no biribol e uma equipe de alto nível”, completa Juvenil.      

Fonte: Revista ANAPP Edição 143