28/12/2023

Uma ceia de dar água na boca


Compartilhe:

Nutricionistas, que também assumem papel de chefs, dão receitas e dicas para montar um cardápio equilibrado e saboroso no Réveillon à beira da piscina

Alimentos leves e nutritivos, como frutas e legumes rústicos, enriquecem o cardápio, decoram a mesa e acompanham pratos tradicionais

Que tal combinar uma ceia saudável com os prazeres da festa de Réveillon à beira da piscina? Duas nutricionistas dão dicas e sugerem cardápios que garantem uma alimentação equilibrada, para crianças e adultos, sem abrir mão de delícias da culinária tradicional ou que podem contar com uma pitada de criatividade, acrescentando ingredientes que enriquecem o prato, decoram a mesa e garantem o bem-estar.

Simone Valvassori, nutricionista e consultora de Negócios em Alimentos e Tecnologia e com atuação prática, como chef de cozinha, ensina como preparar a ceia. Ela assina inclusive o cardápio de Réveillon do Hotel Fazenda Capoava, em Itu, Interior de São Paulo, elaborado para algo entre 160 e 180 pessoas (adultos e crianças) e tradicionalmente servido na área de convivência da piscina.

“Como estamos no verão, com dias e noites quentes, no momento de elaborar o cardápio, que traz comida de fazenda, selecionei ingredientes leves e nutritivos, como, por exemplo, frutas frescas nas saladas e maionese feita com abacate (com azeite e pode contar com hortelã), que dá frescor. Também prefiro frutas da estação e alimentos de época, como castanha de caju. Associo tradição, requinte e cuidados com a saúde”, conta a nutricionistas que preparou dois cardápios para os leitores da Revista ANAPP, um para a passagem do ano e outro para o almoço de 1º de janeiro.

Os cuidados, acrescenta, devem incluir o momento de servir, pensando em convidados que preferem ficar em pé ou circulando pelo espaço. Neste ano, Simone optou pelas entradas (saladas) montadas em bowl individual (pequeno pote) decorado. “A ideia é facilitar o consumo do alimento certo”. Além da ceia, a nutricionista considera essencial pensar no dia seguinte. E sugere para o café da manhã alimentos leves e sucos detox.

Em relação aos acompanhamentos das carnes, Simone sugere legumes rústicos, assados no azeite com a casca (fontes de fibras), procedimento que mantém os alimentos crocantes, proporciona um “bonito visual” e faz bem para a saúde. Outra dica é preparar chips de casca de batata, abobrinha e outros legumes no momento de servir.

Carina Boniatti, nutricionista funcional e chef de cozinha, alerta quanto ao manuseio e exposição de alimentos perecíveis. É o caso das carnes, que devem ser mantidas na geladeira e somente serem retiradas na hora de servir. “Peixes e frutos do mar, por exemplo, tradicionais na ceia, podem e devem ser servidos, mas pedem atenção redobrada com o acondicionamento. Bastante perecíveis são também os diversos tipos de molhos, como de maionese, de azeite, de redução de carne”, acrescenta.

Ainda que não seja um cálculo preciso, a especialista recomenda que, por segurança, os pratos permaneçam em exposição pelo prazo máximo de 30 minutos numa temperatura ambiente de 30o centígrados. “Se estiver mais quente, então é melhor reduzir o tempo de exposição”, alerta.

Pensando numa logística para servir e manter a qualidade do alimento, ela recomenda que os pratos sejam fracionados, oferecidos em travessas menores ou em porções individuais: “Outra dica é fazer o banho-maria frio, que consiste em manter o alimento depositado sobre o gelo, o que é mais indicado para alimentos frios”.

Especialista em alimentos funcionais, que são aqueles que trazem benefícios extras ao organismo, Carina, doutora no tema, explica que suprem necessidade de vitaminas, minerais e de compostos bioativos. São antioxidantes, anti-inflamatórios e fornecem combustível para que as células trabalhem melhor, com efeito aparente pela disposição do corpo, no sistema imunológico e na pele, unha e cabelo.

Ela acredita que podem perfeitamente serem incluídos na ceia, como receitas nutritivas e saborosas apreciadas por adultos e crianças. E cita, como exemplos, cuscuz de quinoa com legumes ou salada com os mesmos ingredientes e associados com sementes (chia e girassol). No grupo de alimentos funcionais e que caem bem na ceia estão as frutas, como as vermelhas ou arroxeadas.

Ela recomenda ainda que as carnes sejam acompanhadas por alimentos verdes escuros (brócolis, rúcula, agrião, almeirão, couve manteiga e outros no gênero), que favorecem o funcionamento do fígado e o processo digestivo. “Uma salada de folhas com manga combina superbem. O chutney de manga (compota caseira agridoce) é também maravilhoso”.

Alimentos que trazem boa sorte

- A lentilha faz parte da tradição da ceia por representar riqueza e abundância. Apresenta inúmeros benefícios para o sistema cardiovascular decorrentes da ação de suas fibras, dos minerais, potássio e magnésio e das vitaminas B9 e B6.

- O arroz simboliza prosperidade.

- Comer 12 uvas, à meia-noite, na passagem de ano, representa a esperança de ter 12 meses doces em 2019

- Romã: símbolo da riqueza. Reza a lenda que se você guardar três sementes da fruta em sua carteira não vai faltar dinheiro

 

Fonte: Revista ANAPP Edição 142