13/03/2019

Tratador de Piscina em alta


Compartilhe:

Especialistas avaliam que mercado está em crescimento e necessita de profissionais qualificados. Ganhos podem chegar a 6.000 reais por mês

Por Rúbia Evangelinellis

Gledson, Messias, Antonio e Marcio fazem parte do grupo que valoriza a profissão de tratador de piscina. São profissionais que atuam no mercado, até como agentes multiplicadores de conhecimento e que aprenderam o serviço na prática e estudando. Eles destacam a importância da qualificação, do estudo continuado e da reciclagem para que o serviço seja bem feito. Formado em biologia e química, Gledson Eduardo Ribeiro aprendeu na prática a profissão, exercida por 15 anos, e o que foi o pontapé inicial para o seu ingresso no mundo dos negócios, onde habita por 25 anos. Atualmente é dono da loja EG Piscinas, de Sorocaba/SP, que oferece aos clientes serviço de limpeza de piscinas realizado pela equipe formada e treinada por ele, e que no momento possui oito integrantes. “Oferecemos um tratamento profissional da água. Medimos ácido, alcalinidade, pureza (ou dureza), cloro livre, cloro combinado e PH. Fazemos um “raio X” da piscina e atendemos residências, academias, condomínios e clubes”, acrescenta.

Exigências

Atualmente, Gledson não trata diretamente de piscinas, mas, como diz, se necessário, coloca a mão na massa e vai a campo. O seu papel no momento é de orientador, professor da equipe, do tipo que cobra a lição, o estudo e exige treinamento contínuo. Na rotina dos tratadores estão aulas semanais e provas de conhecimentos técnicos aplicadas uma vez por mês. Se a pessoa acertar todas as respostas, fica liberada do treinamento do próximo mês, mas tem de fazer a prova seguinte. Todos são contratados sem experiência. Chegam, na maioria das vezes, por indicação de quem já trabalha na empresa, mas também são aceitos currículos de interessados. Como pré-requisito é preciso ter ensino médio e carta de motorista. Dá-se preferência a candidatos casados, de 28 anos para cima, como forma de selecionar pessoas mais maduras e comprometidas: “Conosco aprendem, por exemplo, cálculo de produtos, de redutor, limpeza de borda, escovação. Todo o procedimento para o tratamento de água químico e físico.”