02/01/2023

Tendências de arquitetura para o verão 2023


Compartilhe:

Pisos atérmicos, projetos de iluminação e estruturas de vidro são características de maior atratividade para o consumidor nesta alta temporada; confira detalhes

 

A temporada mais esperada do ano chegou e, com ela, um mercado de piscinas mais aquecido e cheio de oportunidades. Se você participou da Expolazer & Wellness 2022, com certeza já conhece algumas das principais tendências de mercado para o verão 2023. Mas para quem deseja ficar por dentro do que há de mais atrativo para os consumidores na estação mais quente do ano, basta continuar a leitura e obter mais detalhes sobre as tendências de arquitetura para o setor.

Para Maiara Bampi Wesner, arquiteta e urbanista na empresa Espaço Piscinas, o consumidor está mais inclinado a buscar piscinas repaginadas e com acabamentos melhores, como pisos com condições atérmicas, novos revestimentos e até mesmo a troca das piscinas em fibra para estruturas em alvenaria ou revestidas com pastilhas, pedras naturais e vinil. “Apesar de serem modelos diversos, o que eles têm em comum é o acabamento em borda atérmica, para obter ao menos um entorno imediato da piscina para melhor conforto térmico”.

Estruturas como essas devem ser pensadas antes do projeto, para que a obra atenda às características desejadas pelo cliente, tanto na estética, quanto na funcionalidade. Por outro lado, os consumidores que já têm piscinas e desejam reformá-las, existe a possibilidade de aplicar pisos atérmicos sob o piso existente e até mesmo por cima da borda das piscinas em fibra. Estruturas de fibra podem, inclusive, ser revestidas com Vinil, material que pode mudar totalmente a aparência da estrutura.

Já para Isabella Estrela, arquiteta e diretora da I.E Construções e Incorporação, as piscinas com algum plano de vidro e borda infinita continuam atraindo os consumidores, mas agora estão aliadas a um bom projeto de iluminação. “Essas piscinas caem bem tanto em espaços pequenos, incluindo apartamentos e áreas gourmet, quanto para áreas grandes, com gramado ou vista para a praia ou montanhas. Muitas vezes elas são usadas, inclusive, em navios de luxo com vista para o mar”, explica.

Para ela, o interesse crescente pelas piscinas de vidro no Brasil e no mundo, está relacionado à sua leveza e, ao mesmo tempo, resistência. Essas características contribuem até para gerar turismo apenas pelo fato de serem “instagramáveis”, tornando-se objeto de desejo conforme o passar do tempo.

A profissional indica o uso de iluminação decorativa para quem está construindo uma piscina do zero, pois destaca ainda mais a estrutura, fazendo com que sejam foco de atração e valorização do imóvel. Quanto ao plano de vidro, ela afirma ser um item de fácil instalação em piscinas de concreto. E para quem quer repaginar uma estrutura já existente, Isabella desmistifica a complexidade. “Transformar uma piscina de concreto em uma piscina de vidro ou de borda infinita é mais simples do que parece. Com o projeto em mãos, a estrutura se encaixa no recorte de uma das paredes com facilidade e, no caso da iluminação, ela também pode ser focal, vinda de um ponto externo, destacando pontos estratégicos da piscina”.

Ela ressalta ainda que as piscinas de vidro e de borda infinita precisam de especificação técnica para serem executadas. “No caso da borda infinita, ela pode não funcionar e para as piscinas de vidro, o principal fator é a segurança, por isso, ressalto sempre a importância de ter um responsável técnico para especificar essas piscinas”.

Essas são tendências que vão muito além da estética, pois dizem muito sobre o comportamento de consumo dos brasileiros e refletem seus desejos no decorrer dos anos. Para Isabella, as pessoas querem ter em suas casas algo que seja exclusivo, e o mundo das piscinas de vidro com ou sem borda infinita ainda é muito recente e personalizável. “Isso que dá aos consumidores a sensação de ter algo único e feito especialmente para eles. Além disso, o tamanho do vidro reflete, em parte, o custo da piscina, o que pode contribuir para a valorização dos imóveis”, conclui.