02/04/2020

Sonho adiado


Compartilhe:

Jogos Olímpicos Tóquio 2020 foram adiados para 2021 em razão da crise provocada pelo coronavírus e impacto da pressão internacional

De 24 julho a 9 de agosto, o Japão sediaria pela segunda vez os Jogos Olímpicos, mas a crise gerada pela Covid-19 não deixou. Diante da luta dos países para combater a pandemia e a pressão de atletas e dirigentes de federações, o primeiro-ministro japonês, Abe Shinzo, pediu ao Comitê Olímpico Internacional (COI) o adiamento do torneio, e foi atendido. Agora, a competição será realizada até setembro de 2021 e com o mesmo nome: Jogos Olímpicos Tóquio 2020. A decisão de adiamento vale também para os Jogos Paraolímpicos, antes agendados de 25 de agosto a 6 de setembro. O adiamento é inédito na história dos Jogos Olímpicos e foi noticiado em 24 de março. Em outros anos, a competição foi cancelada – Berlim (1916), Japão (1940) e Londres (1944) – em razão das duas guerras mundiais, que causaram milhões de mortes. Ou seja, pela segunda vez, os japoneses não vão realizar os jogos na data planejada, embora Tóquio tenha sido sede dos jogos de 1964.

O fato é que as reações contrárias à realização dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 vieram detodas as partes do mundo. O Comitê OlímpicoBrasileiro (COB ), por exemplo, defendeu a realização da disputa entre 24 de julho e 9 de agosto de 2021. O Canadá foi mais radical e chegou a publicar uma carta informando que boicotaria os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. A Austrália seguiu quase na mesma linha: divulgou que não enviaria seus atletas. O presidente do COB, Paulo Wanderley, considerou a decisão correta do ponto de vista esportivo. Entretanto, manifestou preocupação com o impacto financeiro causado pelo adiamento, pois implicará em novo ajuste de despesas do comitê.

Brasil sem competições

Natação, nado artístico, maratona aquática, polo aquático e saltos são as competições olímpicas na água. Antes mesmo da decisão de 24 de março, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) já havia determinado a suspensão do calendário de competições nacionais e regionais por 21 dias para preservar a saúde dos atletas. E já sabendo do adiamento oficial, a CBDA decidiu, no mesmo dia, cancelar a seletiva de natação, de 21 a 27 de junho, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro.

Giovana Pedroso estava em ritmo de Jogos Olímpicos no Brasi

Já o salto ornamental estava com o calendário pronto até os Jogos de Tóquio. Em dezembro, foi realizada a Copa Brasil. Em fevereiro, o Campeonato Brasileiro Interclubes, seletiva para a Copa do Mundo e o Torneio Pré Olímpico, que seriam em junho deste ano, no moderno Centro Aquático de Tóquio, Cinco atletas atingiram o Índice A no Brasil e participariam da Copa do Mundo e do Pré-Olímpico para garantir uma vaga na disputa olímpica: Luana Lira, Tammy Galera, Giovana Pedroso,Ingrid de Oliveira e Kawan Pereira. Agora, o sonho deles ficou adiado para 2021.

Fontes: Revista ANAPP Edição 150