23/04/2020

Sem piscina na quarentena, atleta de São José improvisa treinos no apartamento


Compartilhe:

Joseense defende Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo, mas está em casa por causa do novo coronavírus.

Atleta do Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo, Pedro Kusumoto, 15 anos, vinha com a rotina de nadar cerca de 5 km por dia. Mas, em tempos de coronavírus, o nadador precisou voltar para a cidade natal, São José dos Campos, onde está de quarentena com a família. Na piscina ele não entra desde o início do isolamento social. A nova rotina é de muito improviso. Vale usar as cadeiras da sala como piscina. Vale usar a garagem para pular corda. Só não vale ficar muito tempo na cozinha.

 

- No clube temos o nutricionista em cima e passando a rotina de alimentação. Em casa a minha mãe está me ajudando muito. Para seguirmos as recomendações da dieta. Mas o problema é que sempre tem uma coisa gostosa a mais. Comida de mãe é comida de mãe, então precisa ter foco - conta o joseense.

 

Criado na Associação Esportiva São José, Pedro passou a defender as cores do Pinheiros em 2019. Desde então conquistou o título de campeão Brasileiro no revezamento 4x100 medley e 4x100 livre, além do vice no Paulista de 200 metros nado livre.

A rotina de treinos antes da Covid-19 era assim: academia, bioginástica e muito treino na piscina - em período de, pelo menos, 2 horas diárias. Agora, seguindo as recomendações dos técnicos, ficou assim: meditação e alongamento; videoconferência para trabalho físico; além de trabalhos adaptados no próprio apartamento.

Os cuidados são, principalmente, para manter a rotina com horários de sono, alimentação e atividades.

- A motivação vem com as mensagens dos meus treinadores. Estamos sempre em contato. Da parte de alimentação, com a diminuição do volume e da intensidade dos treinos, a quantidade de carboidrato caiu e legumes e verduras aumentou - explica Pedro.

O técnico de natação Felipe Troni, de São José dos Campos, destaca que a mudança na rotina dos atletas precisa ser levada com muita atenção. É preciso cuidar de corpo, mente e alimentação para que a adaptação ao retorno seja tranquila.

- Trabalho com adolescentes e sempre viso para eles as Olimpíadas de 2024 e as Olimpíadas de 2028. É para isso que temos treinado. Como é esse nosso objetivo, estamos falando constantemente, colocando nossos nadadores em contato com ex-atletas olímpicos, no sentido de motivá-los. Na natação temos um espaço muito complicado porque o ambiente é outro, o nosso local de treinamento é um ambiente líquido, e não em um ambiente terrestre. O que temos que fazer é adaptação, encontrar uma forma de adaptar as atividades fora da água - explicou.

- Há elásticos extensores que utilizamos para fazer simulação fora da água, então, dentro das atividades de condicionamento físico estamos fazendo simulação de nado. É uma situação diferente porque não temos exatidão do movimento de nado, o trabalho respiratório, enfim, mas é algo que conseguimos aproximar utilizando materiais simples - acrescentou.

 

Francilene Silvério, mãe de Pedro, se surpreende com a dedicação do filho e dos demais atletas da equipe neste momento de quarentena.

- O comprometimento da família é importante. Mãe de atleta nesse momento é preparar alimentação, manter rotinas, estar sempre participando. E vida de atleta nunca é fácil. Dos mais jovens aos mais experientes. É uma rotina bem puxada. E aí, de repente, eles ficam sem piscina, sem a liberdade de sair para treinar. Então a disciplina e a criatividade nesse momento são fundamentais - contou Francilene.

Segundo semestre tem piscina?

A torcida, claro, é para que a pandemia possa passar logo. Pedro segue focado nas próximas competições que têm pela frente. Todos os campeonatos que disputaria no primeiro semestre foram cancelados. A expectativa agora é sobre o segundo semestre, com Brasileiro e Paulista que podem ser disputados.

- Como meu técnico costuma dizer, o atleta precisa estar preparado como se tivesse um campeonato amanhã. Por isso sigo focado nos treinos e trabalhando duro para voltar com tudo quando isso passar - afirmou.

 

Fonte: globoesporte.globo.com