09/03/2023

Segurança na piscina para idosos


Compartilhe:

Ter uma área de lazer em casa é vantagem, mas ter uma área de lazer com piscina é uma das melhores coisas para poder aproveitar, não é mesmo? Esse é um dos motivos para reunir a família para aproveitar aquela tarde de calor. Mas se engana quem pensa que esse é um benefício somente para os jovens, a terceira idade é uma das que mais gosta de curtir um banho de piscina.

Contudo, assim como todos os banhistas precisam de cautela para aproveitar este momento, com os idosos não é diferente, inclusive, eles precisam de um pouco mais de atenção, devido às limitações.

Desse modo, é preciso tomar atitudes simples, mas essenciais na prevenção de acidentes. A área de lazer deve passar por adaptações, caso necessário, para incluir quem está na terceira idade de forma segura.

Tenha equipamentos de acessibilidade

A acessibilidade no ambiente, garante que todas as pessoas tenham o mesmo grau de inclusão, ou seja, permite que todos se divirtam e socializem de maneira segura. Em casos de idosos que possuem restrição da mobilidade, é necessário fazer ajustes até que esta pessoa sinta-se segura.

Neste item, a entrada da piscina pode ser ajustada de modo a facilitar o acesso, isso pode incluir degraus, rampas ou dependendo das condições, é possível a inclusão de um elevador.

Um ponto importante, é que a piscina deve obedecer às prescrições da norma 9050/04 da ABNT e da lei número 10.098, que regulamentam as rampas e escadas de acesso, bem como o corrimão.

Se houver necessidade de escadas, os degraus devem ser submersos e com material antiderrapante, além disso, as bordas precisam ser redondas. Contudo, se for necessário a inclusão de rampas, é importante se atentar as delimitações, pois ela devem ter no mínimo 1,20m de largura e inclinação transversal até 3%.

Para a profundidade, o ideal é que ela não ultrapasse 1,40m, pois isso facilita o idoso ficam em pé sem precisar fazer esforços.No entanto, se você já tiver a piscina e ela possuir variações nesse aspecto, é importante demarcá-las.

Se atente para objetos quebrados

Qualquer objeto quebrado, sejam eles, escadas, pisos, azulejos, cadeiras podem ir contra a segurança na piscina e isso não só para idosos. Cuide da área de lazer e se certifique de que não há partes cortantes. Elimine qualquer material que coloque em risco a saúde dos banhistas.

Procure checar sempre:

  • azulejos;
  • piso;
  • escadas;
  • bordas;
  • equipamentos e acessórios.

Além disso, você também contar com serviços de uma pessoa  que entende do assunto e certamente ajudará nas pequenas observações ou até mesmo na limpeza e no uso de produtos de qualidade, de modo a garantir os níveis de estabilidade da água.

Dê devida atenção ao ralo da piscina

Infelizmente, a sucção ainda é responsável por grande parte dos acidentes na piscina, por esse motivo, toda atenção nessa etapa é mais do que necessária. Se você quer prevenir acidentes, é necessário  estar alerta para que a reforma ou construção da piscina contemple os parâmetros de segurança necessários.

É importante que as especificações hidráulicas e o dimensionamento dos equipamentos atendam as exigências impostas pela norma ABNT 10.339, tendo no mínimo dois em cada piscina e em uma distância de pelo menos dois metros entre eles.

Além disso, há também o cuidado correto com o ralo e os skimmers. Esteja sempre atento aos pequenos detalhes.

Capriche na iluminação

A iluminação da piscina não consiste somente no embelezamento, é fato que ela transforma a área de lazer, contudo, ela também serve para valorizar os espaços e ajudar de forma assertiva nos espaços que podem representar algum tipo de “perigo”.

 

Fonte:blog.globaltechbrasil.com