11/09/2019

Segurança com produtos químicos


Compartilhe:

Armazenamento Seguro

- A casa de máquinas é um local inadequado, pois é úmido, com grande possibilidade de vazamentos, apresentando risco grave de contaminação dos produtos.

- O ideal é armazenar os produtos químicos em local fresco, arejado e seco.

- Tanto em casa como em lojas a regra é uma só: jamais coloque os produtos líquidos em cima dos produtos à base de cloro. Isso evita vazamento, que pode iniciar reação química. Essa reação pode ocasionar a emissão de gás tóxico, fogo e/ou explosão.

- Mantenha o produto em sua embalagem original fechada. A maioria dos acidentes domésticos acontecem justamente por descuido no armazenamento de produtos químicos de qualquer natureza. Para evitar tais situações, é fundamental conservá-los fora do alcance das crianças e de animais.

Manuseio Seguro

A proteção é obrigatória, quando se manuseia o cloro ou qualquer outra substância química, para evitar reações alérgicas. Não deixe de usar luvas, máscara respiratória e óculos de segurança.

- Lave sempre as mãos após manusear qualquer produto químico, mesmo que tenha utilizado luvas de proteção.

- Enxágue sempre as embalagens vazias com água corrente antes de descartá-las.

- Nunca utilize o conteúdo de embalagens sem rótulo e que você não tenha certeza do que se trata.

- Todos os produtos devem ser manuseados em local bem ventilado, para evitar a inalação de gases que, porventura, possam ser liberados.

- Use utensílios limpos e secos para manusear produtos químicos. Jamais utilize utensílios de uso doméstico.

- Leia atentamente e siga as instruções constantes nos rótulos e embalagens dos produtos.

- Nunca misture produtos químicos diferentes entre si, mesmo que seja cloro granulado com outro cloro granulado, cloro em tablete com outro cloro em tablete ou cloro granulado com cloro em tabletes. AINDA QUE SEJAM DO MESMO FABRICANTE. Embora todos eles liberam o cloro livre na água, em soluções muito diluídas (ppm), sua mistura — quando concentrados — pode ser incompatível, produzindo GÁS TÓXICO, FOGO e/ou EXPLOSÃO. A mesma recomendação é válida para os demais produtos.

- Adicione sempre, os produtos químicos à água, nunca adicione água a produtos químicos.

- Não fume nem produza faíscas ou fogo próximo a produtos químicos. Risco de explosão.

Fonte: Pool-life