19/10/2023

Saunas secas ou úmidas


Compartilhe:

De relaxamento muscular a aumento nos níveis de endorfina, as saunas proporcionam benefícios reais à saúde

 

Nos últimos anos, o mercado tem acompanhado a tendência de transformação das casas e lares em refúgio do caos e aglomeração das grandes cidades e metrópoles. Não à toa é possível observar um número cada vez maior de projetos residenciais de saunas. Os banhos de calor, além de proporcionarem momentos de relaxamento e bem-estar, oferecem benefícios reais para a saúde como: redução de riscos cardiovasculares, melhora na circulação, no humor e na respiração, e ainda ajuda no rejuvenescimento da pele.

Os primeiros relatos históricos sobre a sauna foram registrados ainda na pré-história, há cerca de 9 mil anos, e deram origem ao que hoje conhecemos como sauna seca. Os banhos a vapor, mais conhecidos como saunas úmidas, surgiram bem depois, na Grécia antiga.

Apesar de todas as diferenças técnicas, a sauna se popularizou por conta do seu suposto poder curativo. Tanto que no século 4 a.C., o grego Hipócrates, que é considerado o pai da medicina, afirmava que a temperatura alta podia tratar qualquer doença. Com a evolução e desenvolvimento da ciência, ficou claro que os banhos a vapor não curam, mas é possível afirmar os impactos positivos que eles têm para a saúde.

Conheça as principais diferenças entre a sauna seca e úmida.

 

Sauna Seca

A principal caraterística desse tipo de sauna está na inexistência de umidade no ar, podendo atingir temperaturas de até 80º C. Além disso, a sauna seca necessita de um ambiente com revestimento interno em madeira, que deve ser tratada para resistir a temperatura mais elevada. No entanto, é possível ter paredes e janelas panorâmicas em vidro termoacústico.

Fundador da Impercap, empresa especializada em saunas e aquecedores, Sergio Olimpio de Moraes explica ainda que há características específicas no momento da instalação que devem ser levadas em consideração. “Existem diversos modelos de maquinários para o aquecimento, mas hoje um dos principais no Brasil é o elétrico. Dessa forma, na sauna seca, essas máquinas devem estar obrigatoriamente no interior do ambiente aquecido”, esclarece.

Sauna Úmida

De acordo com a proprietária da K Piscinas, Kelen Cristina Soares, a sauna úmida é a preferida dos brasileiros. “Isso se deve ao menor custo de montagem, já que não demanda um local com revestimento todo feito em madeira e, também, pela temperatura média ser mais baixa, em torno de 40 a 50°C”, conta.

Kelen explica ainda que a principal característica da sauna úmida é o vapor gerado pelo maquinário, que aquece a água até que ela ferva. Instalado na parte externa, o vapor é conduzido por meio de uma tubulação até chegar no ambiente da sauna.

“A respeito das instalações, a sauna úmida exige que um ralo seja construído para o escoamento da água. A cobertura ou forro deve ser inclinado, uma vez que a água pode ficar acumulada no teto. E o revestimento interno pode ser feito de pastilhas, cerâmica, vidro e etc”, explica Moraes da Impercap.

A boa notícia é que agora os brasileiros podem optar pela sauna semi-úmida, novidade lançada pela Impercap e que proporciona benefícios de ambos os equipamentos, conciliando o calor intenso da sauna seca com a umidade alta da sauna a vapor.

 

Benefícios à Saúde

Não é novidade que a sauna a vapor ajuda a relaxar os músculos, auxilia em problemas respiratórios, pois descongestiona as vias nasais, abre os poros e liberam as toxinas do organismo. Mas um estudo publicado na revista BMC Medicine, descobriu que visitar uma sauna duas ou três vezes por semana pode reduzir em 25% o risco de morte por doenças cardiovasculares.

Frequentar a sauna duas ou três vezes por semana também ajuda a diminuir o risco de doenças neurodegenerativas em homens. Estudo publicado na revista Age and Aging, mostrou que o risco de demência cai 22% e de Alzheimer 20%.

E para finalizar, um artigo publicado na revista Alternative Medicine Review indicou que a sauna pode aumentar os níveis de endorfina, promovendo melhora no humor.

 

Fonte:Revista ANAPP Edição 165