03/04/2019

Saiba como pintar a piscina de fibra corretamente


Compartilhe:

Você sabia que, periodicamente, é preciso pintar piscina de fibra? Em média, a cada 5 anos, porque a ação do cloro e do Sol descolore o tanque, deixando-o desbotado ou amarelado.

A pintura, além de renovar a aparência da piscina, é uma opção para mudar o visual do espaço e alcançar um estilo diferente. Mas, independentemente do motivo pelo qual você vai pintá-la, é preciso fazer isso do jeito certo.

Assim, as etapas devem ser seguidas corretamente, utilizando os produtos certos, para que não haja comprometimento da água nem risco para a saúde dos banhistas. Continue lendo este artigo, porque nós vamos explicar como realizar esse procedimento para não cometer erros e obter excelentes resultados!

A pintura de piscinas de fibra

Com o passar do tempo, a ação do cloro causa prejuízos para a superfície da piscina de fibra. Somada à radiação solar, causa queimaduras na pintura, o que acarreta a necessidade de refazer esse trabalho periodicamente.

Não é difícil realizar essa manutenção, mas é preciso tomar alguns cuidados para alcançar bons resultados, não comprometer a integridade do tanque, a qualidade da água e nem causar prejuízo para a saúde dos banhistas. Assim, não podemos usar qualquer tipo de tinta.

Também é necessário preparar muito bem o tanque antes de realizar a pintura. Essa nova camada não pode ser aplicada sobre a antiga, porque os resultados seriam desastrosos. Outro ponto importante é deixar o tanque completamente limpo, a fim de garantir uma boa aderência e a durabilidade da nova tinta.

É possível realizar esse procedimento sem ajuda?

É possível pintar piscina de fibra sozinho, mesmo não tendo conhecimento técnico. Para isso, basta seguir o passo a passo corretamente. Porém, o ideal é contratar uma empresa especializada, porque, dessa forma, profissionais realizarão o trabalho com os materiais adequados e do jeito correto para alcançar maior qualidade.

De todo modo, se você preferir se aventurar nesse procedimento, lembre-se de seguir o passo a passo com exatidão, porque todo o cuidado é necessário para que o tanque não seja danificado. A seguir, explicamos como pintar piscina de fibra corretamente para renovar o visual dela. Confira.

Materiais necessários para pintar piscina de fibra

Antes de iniciar a pintura em si, é fundamental que você providencie todos os materiais que serão necessários. Assim, não será preciso interromper o trabalho no meio do caminho, o que poderia prejudicar o resultado final. Veja a lista do que será utilizado:

  • escova;
  • produto desengordurante;
  • lavadora de alta pressão;
  • lixa 180;
  • lixadeira de palma;
  • rolo de pintura;
  • suporte para rolo de pintura;
  • esmalte acetinado à base de água ou primer acrílico;
  • tinta epóxi para piscinas.

Perceba que existem produtos específicos para pintar piscina de fibra, sendo essencial não fazer a sua substituição. Como dito, tintas inadequadas podem contaminar a água e causar danos à saúde dos banhistas.

Também procure optar por boas marcas, para que seja mais fácil aplicar o produto e você tenha a garantia de uma vida longa para ele. Se a resistência da tinta for maior, ela terá uma durabilidade extensa, e a próxima manutenção levará mais tempo para acontecer.

Passos antes de iniciar a pintura

Antes de iniciar a pintura em si, é preciso adotar algumas medidas iniciais que permitirão planejar essa tarefa e preparar o tanque para ser pintado. Veja as etapas que antecedem a manutenção.

Escolha um bom dia para pintar

Depois de providenciar os materiais, será preciso escolher o dia mais adequado para pintar a piscina. Prefira um com clima seco e quando não estiver ventando. Dessa forma, a tinta secará mais facilmente, não haverá o risco de ela ser manchada pela chuva, e o vento não levará sujeira para a tinta fresca.

Esvazie e limpe o tanque

Quando o tempo estiver propício para o trabalho, a primeira coisa a fazer é esvaziar o tanque e realizar uma limpeza bem caprichada, com auxílio da escova, do desengordurante e da lavadora de alta pressão. Todas as impurezas e incrustações devem ser removidas para que não prejudiquem o resultado final.

Passo a passo da pintura

Agora que tudo está pronto, é hora de começar! Deixe por perto aquilo que você precisará usar e procure sinalizar a área para que não haja nenhum incidente. Avise todos que o trabalho será realizado e, se necessário, cerque o tanque, para evitar que crianças ou animais caiam nele vazio. Confira, a seguir, o passo a passo de como realizar o procedimento.

1. Lixar a superfície

Não podemos aplicar a tinta nova sobre a antiga, portanto, será necessário lixar todo o tanque. É fundamental que essa tarefa seja realizada criteriosamente, porque ela e a limpeza garantirão a boa aderência e durabilidade da tinta que será aplicada.

Toda a tinta antiga precisa ser removida, mas tenha cuidado para não retirar o material do tanque, pois isso reduziria a sua espessura. Por essa razão, é fundamental usar a lixa certa e saber operar a lixadeira.

2. Proteger as partes que não serão pintadas

As áreas da piscina que não devem receber tinta precisam ser protegidas, para não manchar. Use jornais velhos e fita adesiva para cobri-las, assim, você terá mais liberdade para aplicar a tinta sem precisar fazer acabamentos minuciosos.

3. Aplicar o primer ou esmalte

Agora que a superfície está pronta, é hora de prepará-la para receber a tinta final. Então, aplique uma demão do primer ou do esmalte acetinado, espere o tempo recomendado pelo fabricante e aplique a segunda demão.

Procure deixar a escada por último, para que você não tenha dificuldade em sair de dentro do tanque.

4. Aplicar a tinta epóxi

Depois que a segunda demão da tinta inicial estiver seca, devemos aplicar a tinta epóxi, lembrando que ela precisa ser específica para piscinas. Duas demãos são suficientes para obter um bom resultado.

Siga a recomendação do fabricante sobre o intervalo entre uma camada e outra. Também será necessário respeitar o tempo de secagem final para encher a piscina novamente — cerca de um dia e meio.

Se a piscina tiver sido pintada anteriormente, é fundamental utilizar o mesmo produto. Portanto, registre essa informação, a fim de não errar quando for necessário realizar novos retoques.

Pintar piscina de fibra não é complicado, mas é trabalhoso e precisa ser feito com capricho e cuidado.

Fonte: poolrescue.com.br