08/09/2021

Saiba como escolher a melhor escada para piscina


Compartilhe:

Quando se trata de segurança e acessibilidade, a escada para piscina é um item indispensável. Afinal, ela cumpre a função de facilitar a entrada e a saída de pessoas do local e é ainda mais importante em relação aos idosos, crianças, gestantes e pessoas com alguma dificuldade motora, pois esses grupos precisam de um cuidado especial para acessar a piscina e se divertir com a família e os amigos.

É por esse motivo que a escolha da escada deve ser feita levando em consideração esse aspecto, além da estrutura e da profundidade da piscina. E para ajudar você a encontrar a opção ideal para a sua casa, nós preparamos este artigo com algumas dicas valiosas.

Quais são os tipos de escada para piscina

Antes de falarmos sobre como escolher a melhor escada para piscina, é importante especificar quais são os modelos disponíveis no mercado. Veja:

Escada para piscina tradicional

Esse tipo de escada leva esse nome justamente porque é a mais comum em todo tipo de piscina, tanto nas domésticas quanto nas coletivas. Ela é feita de aço inox e tem um corrimão com 1½ polegada. Os degraus podem ser também de inox ou de plástico, uma opção que se molda aos pés e é mais confortável, mas que precisa ser trocada a cada três anos.

Escada para piscina reforçada

Essa escada para piscina tem as mesmas características da tradicional, pois é feita em aço inox e seus degraus também podem ser tanto desse mesmo material quanto de plástico. A diferença entre os dois modelos fica por conta do corrimão que, nesse caso, mede 2 polegadas, o que oferece ainda mais segurança para os banhistas.

Escada para piscina confort

Esse modelo é o mais indicado para idosos, gestantes, pessoas com deficiência e crianças, já que a estrutura da escada é inclinada e os degraus são duplos e anatômicos, facilitando a entrada e a saída do local com segurança. Além disso, os corrimãos têm 2 polegadas e são curvados, oferecendo ainda mais acessibilidade.

Escada para piscina embutida

Esse tipo de escada é aquele que fica embutido nas piscinas de fibra de vidro ou que é construído junto às piscinas de alvenaria, ficando completamente submerso. Para que seja seguro, os pisos devem ser antiderrapantes e corrimãos devem ser instalados para oferecer segurança, já que o fenômeno da refração da luz na água pode causar vertigem ou desequilibrar os banhistas.

Além desses modelos de escadas, que são indicados para piscinas de fibra, vinil e de alvenaria, há também a escada para piscina inflável, que tem formato de letra V invertida e deve ser fixada no chão nos lados interno e externo da piscina.

Como escolher a melhor escada para piscina

Para escolher a escada para piscina ideal, é importante analisar alguns fatores. Por exemplo, se você ainda está planejando a sua piscina de alvenaria, pode optar por construir uma escada embutida, que é uma alternativa mais em conta para esse momento e não demanda muita manutenção. É preciso lembrar apenas da necessidade dos pisos antiderrapantes e de corrimãos seguros.

Se você vai comprar uma piscina pronta, também pode investir em uma estrutura que já venha com a escada embutida. Ela provavelmente vai custar um pouco mais do que uma piscina sem escada, no entanto, você não precisará gastar a mais para instalar uma escada de inox. O gasto adicional seria apenas com a compra dos corrimãos, que são indispensáveis em escadas fixas.

Agora, se você já construiu ou comprou a sua piscina e ainda não tem uma escada, os modelos em inox são uma alternativa mais em conta. Afinal, a construção de uma escada de alvenaria exigiria que a piscina fosse esvaziada e demandaria tempo e dinheiro com obras. O mesmo vale para a compra de uma nova piscina de fibra ou vinil com escada: se a sua está em boas condições, não vale a pena.

Nesse caso, você pode escolher entre as escadas tradicional, reforçada ou confort, de acordo com as necessidades dos banhistas. A confort, como vimos, é a mais recomendada para pessoas com alguma dificuldade de locomoção, já que é inclinada e tem degraus duplos. Se essa não é uma preocupação, as escadas tradicionais e reforçadas são alternativas seguras e mais econômicas.

É importante ter atenção à profundidade da piscina para escolher a escada certa, já que isso influencia no número de degraus indicados. Para estruturas com até 1 metro de profundidade, dois degraus são o suficiente. Para piscinas de 1 a 1,3 m, três degraus. De 1,3 a 1,6 m de profundidade, quatro degraus e, acima disso, cinco degraus, no mínimo.

 

Fonte:blog.belpiscinas.com.br