31/10/2019

Saiba como cuidar corretamente de biquínis e maiôs após o uso


Compartilhe:

A falta de cuidado com roupas de praia como biquínis e maiôs pode diminuir a durabilidade delas. Para manter as peças com aspecto novo e bonito, além de poder usá-las por mais tempo, a especialista em cuidados têxteis Marinês Cassiano dá algumas dicas importantes.

Lave logo após o uso

Segundo ela, biquínis, maiôs e sungas merecem cuidados especiais, pois são peças que se desgastam com maior facilidade, por conta da maresia, do protetor solar e também de produtos químicos utilizados no tratamento de piscina, como o cloro.

– O essencial é lavar o vestuário de moda praia logo após o uso, pois estamos falando de peças delicadas produzidas, em sua grande maioria, com elastano que garante elasticidade e mais resistência. Depois que voltar da praia ou da piscina, é recomendado que lave tais peças manualmente, em água fria e com sabão neutro.

Não torça e estenda à sombra

Marinês recomenda que este tipo de vestuário não seja submetido à secagem em máquina.

Após a lavagem, esprema delicadamente a peça, sem torcer, e coloque-a no varal, para secar à sombra.

– É importante não guarda-las úmidas, pois isso pode promover a proliferação de fungos e bactérias, além de estragar o tecido – revela a especialista.  Ela também não recomenda o uso do ferro de passar.

Cuidado na hora de aplicar protetor solar ou bronzeador

Esses produtos podem manchar as peças. Biquínis, sungas e maiôs na cor branca, por exemplo, podem ficar amarelados. Isso acontece por conta da exposição à luz e também pelo uso indevido de amaciante.

Guarde corretamente

Ao final do verão, é importante que a peça seja armazenada de maneira correta. Isso também contribui de forma efetiva para a vida útil do tecido.

– O ideal é guardar itens de moda praia em sacos de TNT ou, simplesmente, dobrar a peça e colocá-la na gaveta sem proteção. No caso de biquínis com enchimento, recomendamos que a parte que contém a espuma não seja virada ao contrário, pois isso pode deformar a estrutura e o formato. Sendo assim, aconselhamos encaixar esta parte uma na outra – finaliza.

 

Fonte: gauchazh