14/06/2022

Que tal fazer pilates na água? Conheça o poolates


Compartilhe:

O pilates na água ? também conhecido como poolates ou water pilates ? é uma versão do exercício criado em 1920 pelo alemão Joseph Hubertus Pilates e popularizado nos anos 1940 por dançarinos norte-americanos. A prática consiste em uma série de movimentos de alongamento que usam o peso do próprio corpo para garantir o equilíbrio mental e muscular e o aumento da consciência corporal.

Da mesma forma que a versão tradicional, o pilates na água contribui para o aumento da força muscular e da estrutura óssea. Também promove a melhoria da coordenação motora, da postura e flexibilidade. Como a atividade é realizada na piscina, os movimentos causam menos impactos nas articulações, o que pode ser bastante benéfico para pessoas idosas, obesas ou com problemas nessas regiões do corpo.

Por que optar por pilates na água?

Porque pode ser divertido, mais confortável (afinal, na água a transpiração deixa de ser um problema), democrático ? por ser muito apropriado para todos os públicos e idades ? e, embora a força necessária para vencer a resistência da água seja igual ou até maior que o pilates tradicional, os movimentos são mais fluidos e a pessoa tem acesso a outros benefícios que só a piscina proporciona.

 

A seguir, confira outras razões para optar por pilates na água:

1 – Movimentos com contração isocinética

O nome é bastante complicado, concorda? Mas resolvemos falar dele porque é um benefício interessante que é específico do pilates na água, já que o tradicional não tem essa capacidade. Basicamente, a contração isocinética é a resistência que limita a velocidade do movimento. Com isso, os músculos mobilizam sua capacidade máxima de tensão.

Sabe quando você move seus braços debaixo da água? Não exige mais força do que se fizesse isso ao ar livre? Então! Essa resistência provocada pela água impulsiona os ganhos com os movimentos realizados durante o pilates.

2 – Prevenção a doenças

Como já mencionamos, o pilates é excelente para melhorar a flexibilidade, o equilíbrio, a boa postura, a musculatura e a consciência corporal, ou seja, o entendimento sobre as capacidades e limites do nosso corpo. A prática ainda é favorável para pessoas que têm problemas nos joelhos ou na coluna vertebral.

Além disso, pode ser uma terapia eficaz no tratamento de dores crônicas, fibromialgia, artrose, artrite, parkinson, sequelas de AVC de grau moderado e leve, hérnia de disco, pós-operatórios e pós-fraturas.

3 – Qualidade de vida

Por conta da água, a prática de pilates dentro da piscina exige um esforço maior para garantir o equilíbrio. Nós falamos no tópico anterior que este é um dos ganhos, não é mesmo? Mas vai além disso: essa necessidade de equilíbrio promove o aumento da concentração, tão fundamental para que os movimentos sejam feitos corretamente.

No fim das contas, o pilates na água acaba sendo muito divertido e até engraçado, o que melhora o senso de humor e ajuda bastante no alívio do estresse.

Requisitos para aproveitar bem a modalidade

Todo exercício físico requer o acompanhamento de um profissional. Isso evita lesões e complicações que podem invalidar os benefícios que se busca com a prática. Então este é o primeiro cuidado ao optar pelo pilates na água. Fora isso, a água da piscina precisa ser limpa, cristalina e com pH regulado para não prejudicar o bem-estar das pessoas.

 

Fonte:blog.belpiscinas.com.br