04/03/2020

Qual a melhor maneira de limpar a piscina?


Compartilhe:

Ter uma piscina em casa é uma boa opção de lazer. Mas nem só de alegrias vivem as pessoas que têm piscina. Afinal de contas, é necessário fazer a manutenção dela, o que implica em gastos de dinheiro e de tempo.

Por essa razão, as pessoas devem procurar a melhor forma de realizar a manutenção da sua piscina, principalmente a limpeza. Assim, vão economizar tempo e dinheiro. Veja abaixo como limpar a piscina de forma eficiente!

Comece a limpar a piscina pela área externa

A área externa da piscina habitualmente acumula sujeira proporcional à movimentação de pessoas e animais e à ação de fatores como o vento, que carrega folhas, poeira e outros resíduos, orgânicos e inorgânicos.

A velha vassoura pode ajudar bastante. Varra toda a sujeira a partir da borda para fora, evitando que ela caia na água.

Limpe o skimmer

Outra etapa que você deve seguir para limpar a piscina é limpar o skimmer, equipamento que se situa na lateral da piscina e cuja função é captar a sujeira superficial da água (folhas, flores, insetos).

A maioria das piscinas conta com o skimmer. É necessário esvaziar esse dispositivo manualmente, jogando fora a sujeira que estiver dentro dele. Mesmo antes da limpeza integral da piscina, convém limpar o skimmer regularmente.

Peneire a superfície

O próximo passo na limpeza da piscina é peneirar a superfície da água. Para isso, deve-se utilizar uma peneira com cabo telescópico para remover folhas, insetos e outros resíduos que ficam boiando na superfície e podem servir de alimento para bactérias e algas.

Quanto mais fechada for a trama da peneira, mais ela será eficiente, recolhendo mesmo resíduos pequeninos.

Escove o revestimento

Deve-se também limpar o material que reveste a piscina, usando uma escova adequada com cabo telescópico.

Essa escovação retira algas e resíduos diversos que, habitualmente, ficam grudados no revestimento.

Para piscinas com revestimento em pastilhas ou azulejos, essa escovação realça bastante a estética da piscina. Mas ela deve ser realizada também em piscinas de vinil, de fibra ou de outro material. Cuidado com a escova, pois ela precisa ser macia para não danificar o material.

Aspire a água da piscina

Outro passo para limpar a piscina é aspirar a água. Essa etapa é muito importante. Depois de escovar as paredes, você vai eliminar a sujeira que fica no fundo do reservatório com a aspiração.

Após passar esse período, é preciso aspirar gradualmente e de forma lenta. Caso contrário, a sujeira depositada no fundo se espalhará novamente pela água. Os cantos são os pontos onde a sujeira fica acumulada em maior volume. Um movimento mais intenso pode espalhar a sujeira acumulada nos cantos pela água — tome cuidado!

Para aspirar, deve-se usar o filtro com a bomba na posição indicativa para aspiração.

Realize o tratamento químico da água

Para limpar a piscina, o tratamento químico é uma etapa importante. Ele se compõe de cloração e controle da alcalinidade e do pH. Para medir a alcalinidade e o pH, recomenda-se usar o estojo de teste, que apresenta os reagentes para fazer a medição.

O cloro mata bactérias, fungos e vírus. Para fazer o tratamento adequado, sem lhe tomar muito tempo, você pode utilizar o gerador de cloro. Esse dispositivo produz cloro a partir da decomposição de sal na medida certa para o volume de água da piscina. Outra opção é usar o dosador de cloro, que mede a dosagem adequada do cloro em tabletes.

Outra solução é usar o equipamento que utiliza irradiação ultravioleta para eliminar os microrganismos. Tem a vantagem de eliminar a cloramina, reduzindo os riscos provocados pelo cloro, que também pode causar alguns danos em piscinas com revestimento de fibra ou vinil.

 

Fonte: Pool-Life