05/03/2024

Projetos de área gourmet com piscina: para receber bem amigos e família


Compartilhe:

Equipadas com churrasqueira, cozinha e mesa de refeições, essas áreas de lazer são ideias para os dias mais quentes

Não existe um programa mais a "cara do brasileiro" que churrasco na piscina. Pensando nisso, separamos nove projetos de área gourmet equipadas com churrasqueira, cozinha e mesa de refeições, próximas o suficiente da piscina para facilitar aquele mergulho no verão que se aproxima.

Com 50 m² de área externa, o escritório ACF Arquitetura e a paisagista Michelle Boccalato, do escritório Officina di Casa (@officinapaisagismo), tinham a missão de criar uma área gourmet integrada à piscina. A churrasqueira com mesa de jantar foi coberta por pergolado, enquanto um jardim vertical com aspargos, peperômia e samambaia-paulista acompanha toda a extensão da piscina. 

Área gourmet projetada pelo escritório ACF Arquitetura com churrasqueira americana.

 

Concebida praticamente do zero, a área externa de 170 m² no bairro Cidade Jardim, em São Paulo, ganhou piscina e espaço de estar conectado à churrasqueira, abraçados pela vegetação tropical. Aberturas estratégicas no piso aumentam ainda mais a área de jardim. A reforma foi comandada pela arquiteta paisagista Camila Brito Paula, em parceria com a engenheira agrônoma Marina Domingues.

450

Área externa assinada pela arquiteta paisagista Camila Brito Paula e pela engenheira agrônoma Marina Domingues, tem piscina cercada por vegetação tropical e, aos fundos, churrasqueira com área de estar.

 

Localizada em Juquehy, no litoral norte de São Paulo, a área externa de 70 m² com piscina e churrasqueira não dispunha de muito espaço para o jardim. A solução da arquiteta Beatriz Quinelato (@beatrizquinelatoarquitetura) foi criar um canteiro volumoso em todo o perímetro, com espécies tropicais de folhas grandes, como os ciclantos. Sob o pergolado de madeira maciça coberto com vidro, o mobiliário impermeável atende à família depois de um banho de mar ou de piscina.

No projeto da arquiteta Beatriz Quinelato, churrasqueira e área de estar ficam sob pergolado, próximas à piscina.

 

Na reforma deste apê térreo no Jardim Botânico, Rio de Janeiro, o escritório PKB Arquitetura (@pkbarquitetura) projetou uma área de lazer para ser usada o ano inteiro. Na parte gourmet, tem a cozinha equipada com churrasqueira e coberta por pergolado de alumínio com vidro. Já no espaço da piscina aquecida, a cobertura de alumínio e policarbonato é retrátil. O azulejo geométrico foi desenhado pelo escritório, assim como o balcão e a mesa de jantar. 

No projeto do PKB Arquitetura, cozinha equipada com churrasqueira e coberta por pergolado de alumínio com vidro, da Golden Vidraçaria

 

A área externa da cobertura dúplex de 200 m² em Ipanema, Rio de Janeiro, passou por reforma comandada pelas arquitetas Bitty Talbot Cecília Teixeira, do Brise Arquitetura (@brise_arquitetura). Para a área gourmet bem equipada, elas desenharam uma mesa-ilha com rodízio, que funciona como apoio nos dias de churrasco e se transforma em bar de drinques nos dias de festa. A piscina, reduzida para ganhar espaço no deque de cumaru, foi revestida de pedra.

No projeto do Brise Arquitetura, mesa-ilha com rodinhas, que funciona como apoio nos dias de churrasco e se transforma em bar de drinques nos dias de festa

 

Nesta casa de 1.400 m² em Bebedouro, no interior de São Paulo, a paisagista Mônica Costa criou um jardim digno de resort, com piscina, área gourmet e lareira. O espaço gourmet é integrado à parte externa por portas de vidro. No exterior, o extenso jardim vertical em greenwall enquadra a lareira e serve de pano de fundo para a piscina. Filodendros, guaimbês e marantas se misturam a espelhos d’água e fontes para trazer mais frescor. 

No projeto do escritório Ge Carolo Arquitetura, com paisagismo de Mônica Costa, a cadeira de balanço "Rio", de Oscar Niemeyer para a Etel, convida à contemplação. 

 

A estrutura original da casa em Itanhangá, no Rio de Janeiro, foi ampliada em 700 m², com a construção de um anexo que abriga a nova área gourmet, ideal para os churrascos de fim de semana. A reforma coordenada pela arquiteta Bianca da Hora (@dahoraarquitetura) criou um espaço de convívio integrado à piscina, com ambientes claros e visual clean.

Na área gourmet projetada por Bianca da Hora, mesa de jantar LZ Studio, da Tora Brasil, e cadeiras também LZ Studio.

 

Na reforma desta cobertura de 220 m² na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, assinada pelos arquitetos Bernardo Gaudie-Ley e Tânia Braida, do Beta Arquitetura (@betaarquitetura), o lar ganhou um pequeno terraço com piscina, churrasqueira e jardim vertical. Dessa forma, o casal consegue receber os amigos e dar festas também ao ar livre.

O terraço projetado por Bernardo Gaudie-Ley e Tânia Braida, do Beta Arquitetura, conseguiu integrar churrasqueira, piscina e área social após a reforma.

 

Se não fosse pela vista privilegiada, seria fácil assumir o espaço desta cobertura em São Paulo como o quintal de uma casa térrea. Na reforma comandada pelo escritório ADF Arquitetura, a maioria das paredes foi derrubada, integrando piscina e área gourmet. A paisagista Bia Abreu foi responsável por envolver a estrutura em um jardim não apenas contemplativo, mas de convívio. Por isso, há vários espaços para a família sentar à sombra ou aproveitar o sol no gramado. 

No projeto do escritório ADF Arquitetura, a área gourmet tem vista para a piscina e a cidade de São Paulo. Jasmim-manga, guaimbê e tumbérgias rendem um belo contraste de folhagens.

 

 

Fonte:revistacasaejardim.globo.com