14/11/2019

Projeto de iluminação: 3 dicas para quem vai construir uma piscina


Compartilhe:

Contar com um bom sistema de iluminação é importante para deixar sua piscina mais segura e otimizar os aspectos estéticos. Se o ambiente de lazer estiver bem iluminado, facilita o uso noturno e o local pode ser palco de festas especiais, como casamentos, aniversários, formaturas e outras.

Um bom projeto de iluminação valoriza muito o ambiente de lazer, tornando-o mais funcional. Confira a seguir 3 dicas de iluminação para quem vai construir uma piscina!

1. Use luminárias LED

Para otimizar os efeitos estéticos, vale a pena usar um modelo ou conjunto de luminárias LED. Recomenda-se a utilização de luminárias LED por serem propostas mais sofisticadas e que consomem menos energia elétrica. Observe alguns tipos a seguir!

O LED SMD

O LED SMD é considerado a luminária mais eficiente do mercado. Ele ilumina uma grande área quadrada com um baixo consumo de energia.

A tecnologia também permite alcançar um maior número de cores com uma definição melhor. Todos os emissores de luz chegam a qualquer cor, o que não acontece com os LEDs convencionais, que geralmente vêm com cores predefinidas.

O LED SMD pode ser RGB (3 cores) ou monocromático (uma cor: branco ou azul).

O Hiper LED

O Hiper LED é o dispositivo ideal para quem procura sofisticação e design. O corpo pode ser em ABS e o acabamento frontal em ABS ou inox.

Em relação aos outros refletores, apresenta menores dimensões, sendo confeccionado em peça única, ideal para quem deseja discrição e exclusividade.

LED Cob

É outro modelo de luminária LED. O LED Cob é compacto, em aço inox polido, oferece abertura de até 150º, sendo compatível com tubos de 20 mm e adaptável para canos de 25 mm e 50 mm. 

2. Automatize a iluminação ao construir uma piscina

Outra dica para quem vai construir uma piscina é investir na automação da iluminação. Isso oferece mais comodidade e permite um melhor controle. Citaremos 3 tipos de comando logo na sequência:

O Comando Four Fix com Wi-Fi para LED permite controle por meio do celular, usando o aplicativo Magic Home (iOS e Android). O usuário conecta o celular ao módulo através do sinal Wi-Fi que o equipamento emite.

Ele oferece as opções de trocar as cores da iluminação, escolhendo entre algumas das programações predefinidas e selecionando a função musical, em que os LEDs piscam conforme uma música ambiente ou alguma outra música que esteja tocando no smartphone. Esse comando ainda permite escolher a cor do LED apontando a câmera do celular para aquela da qual se deseja atingir a tonalidade.

O Controle Touch para Luminárias LED deixa o ambiente mais sofisticado e elegante, oferecendo efeitos ornamentais que deixam o espaço de lazer com um visual muito mais atraente. Trata-se de um modelo touch, um dos mais modernos módulos de controle de luminárias da linha. O acionamento e troca de funções e cores é efetuado por meio do controle remoto: basta dar um toque na cor desejada.

O I Pool Full é um painel que permite automatizar o controle de diversos equipamentos, como a bomba do filtro, hidromassagem e o aquecimento, inclusive das luminárias LED por meio do sistema Four Fix com Wi-Fi, que integra o painel I Pool Full.

3. Use a escada light

A escada light é outra opção moderna e interessante para quem vai construir uma piscina.  Na verdade, é uma solução que pode ser usada até por pessoas que já têm uma piscina pronta. Não é necessário mexer em nenhuma estrutura para instalá-la.

Ela conta com três degraus anatômicos, sendo que o terceiro consiste em um degrau duplo. Todos são produzidos em aço inox. Sob o terceiro degrau, vale ainda observar, estão dispostas três lâmpadas LED RGB com potencial para iluminar até 30 metros quadrados. Nesse caso, as luminárias ficam embaixo da água, proporcionando efeitos maravilhosos.

A escada light permite a instalação juntamente com o Controle para Luminárias LED Touch, facilitando a troca de cores.

 

Fonte: sodramarblog.com.br