01/12/2022

Professora reaprende a andar com fisioterapia em piscina de água mineral aquecida


Compartilhe:

A professora e intérprete de libras Karizy Fernandes estava grávida quando teve covid e ficou quase dois meses internada em coma. Para ela, a água lhe ‘deu uma vida nova’.

Globo Repórter desta sexta-feira (25) mostrou como a água, um bem abundante no Brasil, pode fazer bem para a saúde. Águas podem ter efeitos analgésicos e anti-inflamatórios e técnicas da hidroterapia ajudam a cuidar do corpo e da mente dos brasileiros.

A professora e intérprete de libras Karizy Fernandes da Silva estava grávida de 8 meses quando teve covid e ficou quase dois meses internada, sendo grande parte em coma.

A filha dela tem sequelas irreversíveis, mas os médicos acreditam que Karizy pode reaprender a andar. Ela faz fisioterapia em piscina de água mineral, na grande Florianópolis, há mais de um ano e, quando chegou, estava de cadeira de rodas e sem nenhuma força.

“Para me retirar da cadeira de rodas eram três. Não tinha nada da cintura pra baixo, nenhum movimento (...) A primeira vez que eu fiquei em pé foi aqui dentro, depois de seis meses’, conta Karizy, emocionada.

A piscina de água mineral é bombeada de um aquífero, mas ela não brota quente do subsolo. Por isso, precisa ser aquecida entre 34 e 35°C. A temperatura é considerada ideal, segundo as pesquisas, para tratar dores e inflamações. Esta combinação de água mineral, calor na medida certa e técnicas de fisioterapia aquática tem ajudado a cuidar da saúde de milhares de pessoas na Grande Florianópolis.

“Só o fato de entrar na água, de estar em contato com ela aquecida, já traz esse relaxamento. Automaticamente a gente já começa a ter um pouquinho mais desse alívio das dores. Nesse processo de sentir menos dor, se torna mais apto ao movimento (...) Eu me sinto privilegiado. A gente consegue, no mesmo ambiente, produzir o e aplicar esse conhecimento e melhorar a saúde da população, da comunidade que nos procura”, diz Rômulo Nolasco de Brito, fisioterapeuta e coordenador do projeto.

“Palavras para identificar o que eu sinto por isso aqui não existe (...) Andar, ter liberdade, poder ir e vir, mesmo com dificuldades ainda. Mas eu já não preciso mais de duas rodas. Pra mim, a água representa a vida, me deu uma vida nova”, comemora Karizy.

 

Fonte:g1.globo.com