05/05/2021

Problemas no motor da piscina? Veja as 5 causas mais comuns!


Compartilhe:

Ficar atento aos possíveis problemas no motor da piscina é fundamental para certificar-se que a água está circulando corretamente, a fim de que haja uma boa filtragem e espalhamento dos produtos químicos. Caso o equipamento não funcione como o esperado, é possível que suas funções básicas fiquem comprometidas, prejudicando os seus momentos de lazer em família. Para evitar que isso aconteça, é fundamental saber identificar as causas do problema rapidamente, para que, assim, consiga resolvê-los.

Quer descobrir quais as cinco causas mais comuns de problemas no motor da piscina?

Entupimento

Você sabia que um dos motivos para haver problemas no motor da piscina é o entupimento no seu mecanismo de rotação? Pois é! Isso costuma acontecer pelo excesso de cabelos, grama, ou outros resíduos. A partir disso, o equipamento pode ficar superaquecido e pode acarretar diversos prejuízos, como a queima da máquina. 

Problemas nas vedações do motor

Caso as vedações do motor não estejam apertadas corretamente, podem surgir diversos problemas, como a obstrução da passagem de água por objeto, fazendo com que ela não circule corretamente. Por isso, é fundamental verificar se a tubulação da máquina não está sugando ar em vez de água. 

Problemas de ventilação

Quando o motor da piscina liga e desliga imediatamente, pode ser sinal de que ele esteja passando por um superaquecimento. Isso costuma acontecer quando a ventilação do equipamento está bloqueada ou em casos em que o motor esteja muito exposto ao sol. Para evitar que isso aconteça, é preciso fazer a instalação do aparelho em um local coberto (preferencialmente uma casa de máquinas). Em seguida, deve-se desmontar a carcaça do motor para desobstruir os orifícios de ventilação.

Falta de manutenção

A falta de manutenção é um dos principais fatores que levam a problemas no motor da piscina. Para evitar que isso aconteça, é fundamental fazer uma revisão da máquina a cada 6 meses ou de acordo com a orientação da equipe de manutenção. Entre os cuidados que precisam ser feitos, estão:

  • limpeza do pré-filtro;
  • lubrificação do motor;
  • troca de areia do filtro;
  • limpeza de água da piscina e retirada de objetos;
  • checagem da pressão e da força de filtragem, entre outros.

Má sucção

A má sucção do motor pode ser acarretada por alguns fatores, como: entupimento, falta de pressão na hora de aspirar a água, filtro sujo e furos na mangueira de aspiração. Em casos muito graves, pode haver até a fundição do equipamento. Por isso, é importante sempre lavar o pré-filtro e conferir se a sua tampa está bem conectada. Além de verificar a existência de possíveis aberturas na mangueira. 

 

Fonte: poolrescue.com.br