07/03/2022

Principais riscos de utilizar a piscina com água verde


Compartilhe:

Todo mundo que tem piscina já passou por essa situação ou pelo menos já teve pesadelos com ela: chega o dia de fazer um churrasco com os amigos e a água está completamente verde. Apesar de desagradável e nojenta, essa situação é extremamente comum. Principalmente se a manutenção da piscina é feita de forma incorreta ou não acontece na frequência ideal.

 

É claro que ninguém quer receber os amigos dessa forma ou expor os familiares à água suja, não é mesmo? Mas quais exatamente são os riscos da piscina com água verde? Como ela pode prejudicar a saúde das pessoas?

Por que a água da piscina fica verde

A água verde na piscina é um sintoma da contaminação por algas. O que acontece é que em casos de mudanças bruscas de temperatura, chuvas, excesso de ventos e outras situações, as algas são carregadas para dentro da piscina. Isso acontece sempre, mas a manutenção rotineira evita que elas se proliferem. Por isso, é natural concluir que quando os donos da piscina não se dedicam à limpeza, a água inevitavelmente ficará verde. Nesses casos, é possível limpar a água e não há a necessidade de trocar todo o conteúdo da piscina.

Contaminação e doenças são riscos da piscina com água verde

As algas presentes na água da piscina podem ser extremamente prejudiciais para a saúde. Elas podem provocar doenças decorrentes dessa contaminação. Além delas, existem inúmeras bactérias e microrganismos que atuam como vetores de doenças. Os sintomas podem ser parecidos com os das reações alérgicas: irritação na pele, coceiras, vermelhidão por todo o corpo. Se a água for ingerida acidentalmente as consequências podem ser ainda mais graves, como vômito, diarreia ou até mesmo a instalação de verminoses no corpo. Esses são apenas alguns riscos da piscina com água verde.

O pH desregulado e os problemas de pele

Na maioria das vezes, o que faz as algas proliferarem é o fato de o pH da água estar desregulado. Mas além dos riscos da piscina com água verde, existem também consequências provocadas pela água muito ácida ou muito alcalina. Da mesma forma que as algas, elas provocam irritações na pele que, quando o contato é prolongado, podem evoluir para urticárias graves. Ou ainda, se em contato com mucosas, como a região dos olhos ou parte interna da boca, a água com pH desregulado provoca vermelhidão, coceira excessiva e até feridas.

A limpeza da piscina não é um capricho, mas sim, um cuidado com a higiene e com a saúde de quem frequenta a sua casa. Além dos riscos da piscina com água verde, existem ainda outras doenças que podem ser provocadas por microrganismos e bactérias invisíveis. Por isso, é fundamental que você faça a manutenção da água dentro da frequência recomendada. Atitudes como essa preservam a saúde das pessoas e garantem que a sua piscina poderá ser frequentada sempre.

 

Fonte: sodramarblog.com.br