12/06/2019

Primeira piscina com borda infinita em 360º do mundo abrirá em arranha-céu de Londres


Compartilhe:

Você toparia dar um mergulho a 200 metros de altura?

Em algumas obras da arquitetura moderna, não é difícil se pegar pensando: isso é vida real ou alguém levou sua cidade do The Sims a sério demais? Esse é o caso do Infinity London, um arranha-céu de 200 metros de altura que terá no seu rooftop nada menos do que a primeira piscina com borda infinita em 360º do mundo. As obras do ousado projeto começam em 2020, sem data estimada de término.

A empresa responsável pelo design da piscina se chama Compass Pools, já conhecida por construir esse tipo de produto ao redor do mundo. Mas, mesmo com a experiência, o projeto da Infinity London chamou a atenção dos empresários por trás da companhia.

Em entrevista ao Insider, Alex Kemsley, designer responsável pelo produto, conta que a principal diferença do trabalho foi que os arquitetos do arranha-céu queriam que a piscina fosse a grande estrela do prédio. “Arquitetos frequentemente nos procuram com pedidos de piscinas com borda infinita em rooftops, mas raramente podemos dar a nossa opinião sobre onde a piscina ficará. Dessa vez, a proposta foi: como construir um prédio embaixo de uma piscina?”, diz.

Ainda não se sabe ao certo onde o empreendimento será construído na capital inglesa. É certo que a piscina terá borda infinita em todos os lados, causando um visual impressionante para quem estiver por lá. No cair da noite, a piscina acenderá um jogo de luzes, criando a “aparência de uma tocha iluminada e cheia de joias”, afirma Kemsley. Os últimos cinco andares do empreendimento serão reservados para um hotel de luxo ainda não definido. A piscina, infelizmente, só será acessível para os residentes do hotel.

 

Outra questão importante que Kemsley coloca é a da temperatura da água. Como Londres pode ser considerada uma cidade muito mais fria do que quente, a piscina da Inifinity London será aquecida. Para isso, o time usará uma tecnologia que analisa a temperatura média do ambiente, aquecendo a água de acordo com a necessidade do clima. A medida é considerada sustentável, porque a tecnologia usa no aquecimento a energia que sobra do sistema de ventilação do ar condicionado.

E como faz para entrar?
Com a divulgação das (impressionantes) imagens, pairou sobre o público uma dúvida para lá de básica: como que diabos se entra nessa piscina? A resposta, segundo Kemsley, é mais simples do que parece. “Os nadadores acessarão a piscina por meio de uma escada em espiral instalada no meio dela. A tecnologia será inspirada em portas de submarino”, diz. Na prática, a empresa ainda não deu muitos detalhes de como planeja executar o método, mas o designer garante que uma escada vai se levantar do chão quando alguém quiser entrar ou sair.

 

O designer também conta que o procedimento será controlado por uma tecnologia chamada PLC (Programmable logic controller). “Ela é usada na indústria para automatizar processos e garantir que as válvulas e fechaduras possam operar ao mesmo tempo. É uma engenharia complexa, mas que vai dar certo.”

Fonte: epocanegocios.globo.com