01/01/2024

Por que é importante tomar uma ducha antes de entrar na piscina


Compartilhe:

Medida não é apenas uma questão de educação com outros banhistas, mas evita interações químicas potencialmente nocivas à saúde.

A prática de tomar uma ducha antes de entrar na piscina é obrigatória em muitos espaços públicos. Mas você sabe os motivos por trás dessa recomendação?

Não se trata apenas de fazer uma cortesia higiênica para os outros banhistas: é também uma medida importante para manter a salubridade da água.

Cloro e outros desinfetantes são usados para matar as bactérias e evitar o contágio de doenças infecciosas. Mesmo assim, a exposição a esses níveis de desinfetantes presentes nas piscinas é inofensiva para a maioria das pessoas. O que pode interferir na nossa saúde é a mistura do cloro com outros produtos químicos que os corpos dos banhistas trazem para água, que geram um derivado daninho: a cloramina.

Piscina sem cloramina

Ainda pelo mesmo motivo, que é o eliminar do corpo do banhista produtos químicos, a ducha para piscina combate a presença de cloramina. Trata-se da mistura do cloro com agentes químicos encontrados nos cosméticos, no suor e até mesmo na urina. 

Para quem não sabe, a cloramina é a responsável pelo odor forte de cloro nas piscinas, bem como irritação nos olhos e na pele dos banhistas. Em níveis muito elevados, ela pode até mesmo causar complicações respiratórias.

Evita choques térmicos

Outra vantagem de utilizar a ducha para piscina antes de cair na água é deixar a temperatura corporal mais próxima à da água possível. Sem esse cuidado, você pode sofrer um choque térmico, que pode causar cãibras, elevação da pressão arterial e até mesmo um AVC.

 

Fonte: g1.globo.com