06/06/2023

Piscinas dos sonhos


Compartilhe:

Projetos integram espaços de convivência e valorizam ambientes de simplicidade e vegetação exuberante

“Os sonhos são projetados por nosso arquiteto interior, mas a realização está em nossas mãos”. A frase do pensador alemão Friedrich Wilhelm Nietzsche (1856-1900) é citada por profissionais, como arquitetos e paisagistas, responsáveis pela criação de espaços de convivência, que integram piscinas, sejam em hotel, em residência ou em condomínio.

País “abençoado” por seu clima tropical quase o ano inteiro, de muito sol e calor, o Brasil é considerado uma vitrine de projetos criativos e renomados, com repercussão até no exterior. São os casos de Leo Romano, de Goiás, e Benedito Abbud, de São Paulo, profissionais com trabalhos divulgados em jornais, revistas e livros.

Leo Romano destaca-se por unir em suas criações arquitetura, urbanismo, designer e artes plásticas. Com mais de duas décadas dedicadas ao trabalho e uma formação diferenciada, Leo Romano assina projetos com conceitos estéticos e espaciais únicos.

Um dos exemplos é a Casa Paes Leme, em Quirinópolis, no interior goiano. Construída em um terreno de três mil metros quadrados, a moradia de quase 500 metros quadrados tem um formato de L, reservando à piscina (de concreto e redonda) o papel de comunicação entre a ala íntima e outras áreas sociais de convivência, como sala e varanda. “Todos os ambientes da casa se voltam para a piscina”, resume o arquiteto.

O entorno apresenta um deck de madeira, com a borda da piscina em forma elíptica (arredondada). A parte interna pode ser comparada ao desenho de um caroço de feijão, com uma prainha (com 30 centímetros de profundidade) e a parte funda (com 1,40 metros de profundidade),- toda decorada com pastilha em dois tons de azul.

Natureza

A versatilidade e a beleza andam juntas em outro projeto do arquiteto, de menor porte, masque encanta por fazer parte de um ambiente de árvores e plantas espalhadas no terreno, tornando-se único por se compor com ambiente natural preservado. É parte integrante de uma moradia de 260 metros quadrados, batizada de Casa da Caixa Vermelha e erguida em um condomínio horizontal, em Goiânia, A piscina de concreto é retangular (20 metros de comprimento por 3,30 metros de largura) revestida de pastilha em tom verde claro. Segundo o arquiteto, a piscina começa na porta da suíte do morador e avança sobre o terreno.

 

Revestida em pastilha verde claro, vai do raso até atingir a profundidade de 1,80 metro. “O espaço da casa integra sala, cozinha e o quarto, compondo-se com a natureza externa, onde está a piscina”, explica Leo Romano.

Água é sempre atração

Atuando em diferentes produtos e escalas, desde condomínios verticais até empreendimentos comerciais e corporativos, visando à qualidade de vida, o arquiteto paisagista Benedito Abbud afirma que a piscina “é uma grande atração” principalmente em empreendimentos imobiliários.

Ele cita dois projetos de sucesso: o condomínio fechado tipo resort Golf Ville, no Ceará, e o conjunto habitacional Domínio Marajoara, em São Paulo.

Construído na bela praia de Porto das Dunas, perto de Fortaleza, o Golf Ville é um mega empreendimento com casas, apartamentos e comércio. A estrutura aquática é de sete mil metros quadrados de piscina e solário, 1.500 metros quadrados de lâmina de água, piscina de lazer (adulto e criança) e spa.

Toda sua estrutura é de concreto. “Trata-se de um projeto de segunda moradia, em que o proprietário, junto com a família e amigos, pode usufruir do spa e fazer hidromassagem, entre outras atrações”, explica o arquiteto.

Já o Domínio Marajoara, na zona Sul da Capital paulista, possui cinco torres, com a piscina de concreto ocupando o centro delas. “Os olhos dos apartamentos se voltam para ela”, diz Abbud. O conjunto aquático ocupa uma área de cinco mil metros quadrados e a lâmina de água, dois mil metros quadrados, além de cercar-se de árvores e pássaros sendo um diferencial pela proximidade com a mata nativa preservada e seus habitantes.

A piscina, segundo o arquiteto, nasce como uma prainha e desce em forma de rampa, com profundidade de 1,30 metros, com revestimento de pastilha e pedra moída (mais rústica e antiderrapante). “É a grande atração do Condomínio desde o seu lançamento”, acrescenta o arquiteto paisagista.

 

Fonte: Revista ANAPP Edição 141