08/02/2024

Piscina Pequena: Modelos criativos para espaços compactos


Compartilhe:

A piscina repagina a decoração da casa e anima as confraternizações entre amigos. E, ao contrário do que muitos pensam, a falta de espaço não tem que ser um empecilho para quem deseja ter uma piscina, pois existem vários modelos de piscina pequena que podem ser feitas nesses espaços menores.

Então que tal aproveitar um cantinho da sua laje, quintal ou terraço para construir uma piscina pequena e econômica? 

Casas pequenas com piscina

Nos dias mais quentes, a piscina é o desejo de toda a família, mas nem sempre há um clube por perto e no verão os clubes ficam muito cheios. Muito melhor seria ter uma em casa, certo? A piscina pequena aplaca o calor e alegra os adultos e as crianças.

Lógico que, dependendo do espaço disponível, não é possível praticar natação, mas com certeza a piscina pequena já vai ajudar você, sua família e convidados a se refrescarem e curtirem mais o tempo juntos. E é perfeitamente possível ter isso em casas pequenas com piscina!

Essa varanda com piscina em L é o sonho de muita gente.

 

Existem diversos modelos, tamanhos e materiais que podem ser utilizados para ter casas pequenas com piscina. Caso você não queira ou não possa furar o chão para fazer a sua piscina pequena, é possível, por exemplo, ter uma piscina pequena com deck suspenso ou ainda uma piscina inflável ou dobrável.

A seguir, vamos mostrar alguns exemplos de piscina pequena para você se inspirar e fazer o seu projeto de casas pequenas com piscina.

 A piscina de canto é ideal para áreas de lazer pequena.

 

Piscina de fibra pequena

Os modelos de piscinas pequenas que são fabricados com fibra são bastante comuns nas casas brasileiras, pois, dentre outras vantagens, pode sair mais barata na hora de instalar. Quanto aos formatos, a piscina de fibra pequena é relativamente limitada, pois não pode ser completamente personalizada, já que são encontradas apenas em alguns modelos já prontos.

Porém, existem muitos tamanhos e padrões de piscina pequena de fibra que com certeza vão te ajudar a aproveitar seus espaços, mesmo que eles sejam reduzidos ou irregulares. Algumas áreas externas, devido a falta de espaço, são projetadas para que as próprias espreguiçadeiras fiquem dentro da piscina.

Uma ideia funcional pode ser usar mais de uma piscina pequena no seu projeto, caso você tenha mais espaço disponível.

 

Como a piscina de fibra pequena já vem pronta da loja, o valor do investimento para construção civil da sua piscina será menor. Porém, para ter a sua piscina pequena de fibra é importante ter atenção ao caminho que será percorrido para entregá-la para que haja a garantia de que será possível instalá-la onde você preferir.

Outro ponto muito positivo da piscina pequena de fibra é que ela pode ser encaixada no chão como também pode se tornar uma piscina pequena com deck de madeira suspensa. Além disso, por contar com uma superfície lisa, sua manutenção e limpeza são super fáceis de fazer.

A piscina de fibra pequena pode ter o formato que for melhor para o seu espaço.

 

A piscina pequena de fibra pode durar mais de 15 anos caso seja construída com material de qualidade e bem conservada e tem baixo risco de furar ou trincar, algo mais comum em piscinas de alvenaria e na piscina de vinil.

Piscina suspensa com deck de madeira

A opção de instalar uma piscina suspensa é ideal para quem não deseja ou pode abrir buracos no quintal e para quem quer construir a piscina pequena na laje. Por dispensar a perfuração do solo, a piscina pequena suspensa pode também representar uma alternativa mais em conta, o que é uma vantagem em relação a outros tipos de piscinas.

A piscina pequena com deck instalada na cobertura aproveita muito bem um espaço que poderia acabar sendo esquecido.

 

Como podemos ver no projeto acima, a piscina pequena com deck de madeira deixa o ambiente mais charmoso e aconchegante. A madeira é um último material para piso em ambientes abertos que ficam expostos ao sol durante todo o dia, pois não esquenta muito, o que proporciona conforto térmico a quem transita por ali.

Piscinas pequenas de canto

Para quem não tem muito espaço, mas quer aproveitá-lo ao máximo a área externa, as piscinas pequenas de canto podem ser uma ótima opção. Dessa forma, você faz a sua piscina e deixa apenas o espaço necessário para passagem, por exemplo.

Outa possibilidade das piscinas pequenas de canto é acompanhar o desenho da casa. Ou seja, você pode fazer uma piscina que “dá a volta” na casa. Essa é uma boa ideia para você que quer um quintal pequeno com piscina e churrasqueira.

Neste projeto, a piscina acompanha o desenho da residência.

 

Fonte:vivadecora.com.br