05/05/2021

Piscina o ano todo


Compartilhe:

Apesar das chuvas típicas da estação, não é necessário desativar a sua piscina. Com apenas alguns cuidados especiais, é possível otimizar o uso da estrutura até mesmo no outono

As condições climáticas têm influência direta nas piscinas, sejam elas compartilhadas, públicas ou privativas. Quanto mais utilizada for, mais será necessário o tratamento adequado para manter a água e a estrutura devidamente higienizadas e, consequentemente, seguras para os banhistas. No caso do Brasil, em que boa parte do ano é marcado pelas altas temperaturas (o que é bom do ponto de vista dos banhistas), existe a maior perda do cloro por evaporação, exigindo uma aplicação frequente desse e de outros produtos. 

O Presidente da Montreal, Ricardo Nogueira, explica que os cuidados de manutenção devem ser redobrados sempre que houver fatores externos capazes de alterar a qualidade da água. “No outono sempre há queda de folhas e, quando elas caem na piscina, demandam o consumo do cloro presente na água, diminuindo seu residual. Por isso, é muito importante retirar esses e outros resíduos o mais rápido possível”, explica. 

As chuvas, também muito comuns nessa época do ano, podem alterar o pH da água da piscina se a estrutura não for coberta. “Os cuidados são sempre os mesmos: manter o pH e a alcalinidade nos padrões recomendados, bem como o nível de cloro presente na água. Quanto à higienização, vai depender da frequência do uso. Uma estrutura utilizada com frequência vai exigir uma manutenção e limpeza igualmente frequentes”. 

Quanto a limpeza e higienização da estrutura, Nogueira explica que os proprietários podem e devem se inteirar desses cuidados básicos contando também com os piscineiros para saber mais sobre o assunto. “Precisamos superar esse tabu de que a piscina é um bicho de sete cabeças. Hoje em dia, disponibilizamos dicas e artigos em nosso site e nas nossas redes sociais ensinando os princípios básicos do tratamento, o que facilita muito a comunicação entre piscineiros e proprietários. Quem ganha com isso é a família. Portanto, mesmo as piscinas que são mantidas por tratadores devem receber atenção e ajuda de seus proprietários na manutenção, principalmente após chuvas e ventanias intensas”, defende. 

Com o aumento no número de novas piscinas desde o ano passado, o proprietário que ainda não tem muito conhecimento sobre a estrutura pode começar acompanhando um piscineiro experiente. Dessa forma será possível ter uma ideia sobre os cuidados necessários e como identificar características e aspectos de baixa qualidade da água. Com o tempo, os princípios básicos serão aplicados mais facilmente, o que garante que a piscina esteja sempre sob boas condições de uso. Nogueira reforça que a higienização tanto da água, quanto da estrutura como um todo, é imprescindível para manter a saúde e segurança dos banhistas. “O tratamento é importante em todas as estações, principalmente com o aumento das piscinas aquecidas, que tem o uso estendido para praticamente o ano todo”.  

 

Fonte: Revista ANAPP Edição 156