02/01/2023

Piscina limpa o verão inteiro? Saiba como isso é possível!


Compartilhe:

Quando o calor começa a castigar sem dó, é natural que a família inteira queira tirar o máximo proveito possível da piscina — de preferência, com o mínimo de interrupções e pausas para manutenção. O problema é que, na prática, manter a piscina limpa o verão inteiro exige uma rotina regrada e constante de higienização e tratamento.

 

Entendendo os problemas mais comuns da piscina na alta temporada

Não é raro que, durante os meses mais frios, quem tem piscina em casa só precise se preocupar com ela duas ou três vezes por mês, renovando o cloro, aspirando a sujeira do fundo e checando os níveis de pH da água. Porém, quando o calor chega e o uso desse espaço se intensifica, a coisa toda muda de figura.

Isso porque, para manter a piscina limpa o verão inteiro, é fundamental que o proprietário entenda que a estação mais quente do ano causa uma série de efeitos e reações que, quando combinados, aceleram a deterioração da qualidade da água. Para se ter uma ideia, a própria elevação da temperatura transforma a piscina em um ambiente ainda mais propício para a proliferação de algas, bactérias e microorganismos.

Além disso, como o entra e sai de banhistas aumenta no verão, o espaço também fica sujo mais rápido com os pés descalços carregando a poeira do chão para a água, a oleosidade natural do corpo se espalhando, as células mortas se concentrando em abundância e o uso mais intenso de produtos químicos no corpo, como protetor solar e óleo bronzeador.

7 dicas para manter a piscina limpa o verão inteiro

Mas calma lá! Nada disso significa que manter a piscina limpa o verão inteiro é impossível. Na verdade, colocando algumas boas ações em prática, respeitando o tempo de tratamento correto e contando com o suporte de soluções de qualidade, suas chances de curtir a temporada sem preocupações aumentam consideravelmente. Por isso, anote aí:

1 – Reserve uma parte da noite para cuidar da água

A melhor maneira de garantir um excelente dia na piscina é dedicando uma parte da noite anterior ao tratamento e à manutenção da água. Assim, você evita que os produtos químicos evaporem muito rápido — o que é muito comum nas aplicações feitas durante o dia, por exemplo — e ainda tem a certeza de que essas soluções vão ter a madrugada inteira para agir antes que os banhistas comecem a mergulhar pela manhã.

2 – Mantenha seus kits de testes por perto

Já explicamos a importância de manter o equilíbrio químico da piscina. O problema é que, nessa época do ano, as altas temperaturas, o entra e sai de banhistas e as famosas chuvas de verão podem desestabilizar os indicadores de pH, alcalinidade e cloro com uma velocidade tremenda. Por isso, mantenha seus kits de testes por perto e verifique a necessidade de ajustes sempre que possível!

3 – Considere instalar uma ducha na área da piscina

Outro elemento que pode ajudar a manter a piscina limpa o verão inteiro é a ducha. Isso porque ela vai ajudar a eliminar o excesso de oleosidade, suor e células mortas presentes nos corpos antes mesmo dessas substâncias entrarem em contato com a piscina, preservando a água limpa por mais tempo.

4 – Fique de olho na limpeza do filtro e do pré-filtro

É verdade que quem cuida da piscina o ano inteiro raramente precisa se preocupar com a limpeza dos componentes de filtragem da casa de máquinas. No verão, contudo, essa dinâmica deve ser diferente. Vale verificar o pré-filtro diariamente e, depois de cada aspiração, lavar a areia durante alguns segundos. Assim, você evita que esses itens percam a eficiência operacional ou se tornem focos de proliferação de algas.

5 – Intensifique o uso da peneira

Você sabia que a maioria dos detritos orgânicos que caem na piscina, como folhas, plantas mortas e pequenos insetos, só iniciam o processo de decomposição quando começam a afundar? Isso significa que, ao removê-los enquanto ainda estão em suspensão, você evita que impurezas e restos decompostos se misturem com a água, mantendo-a limpa por mais tempo. Por isso, use e abuse da sua peneira sempre que algo estiver flutuando na superfície.

6 – Conte com o seu flutuador

Quem quer manter a piscina limpa o verão inteiro também não pode abrir mão do flutuador, aliado poderoso da manutenção da água que vai dosando pequenas quantidades de cloro ao longo do dia e, assim, assegura uma ação mais homogênea do produto.

O ideal é deixá-lo flutuando durante a noite e recolhê-lo pela manhã, antes do sol entrar em ação. Ah, e não se engane com os tabletes: no verão, eles também se dissolvem muito mais rápido, então vale verificar a condição deles pelo menos uma vez por semana!

7 – Capriche na escolha dos produtos

E para fechar a lista, não podemos deixar de falar da importância de utilizar sempre os melhores produtos químicos na sua rotina de tratamento. Lembre-se que a qualidade dessas soluções está diretamente relacionada com a eficiência das etapas de limpeza, purificação e higienização da água.

 

Fonte:blog.belpiscinas.com.br