13/05/2019

Piscina com borda infinita: como funciona


Compartilhe:

Piscina com borda infinita é um novo conceito de construção moderna e tem capacidade de transmitir a sensação de amplitude ao visualizar o horizonte. O sumiço da água é obtido pelo transbordamento das laterais, fazendo uma conexão com o entorno. Para ter um resultado surpreendente, é necessário que a paisagem favoreça o projeto, unindo a água ao paisagismo.

Antes de iniciar o processo de construção, verifique o posicionamento do terreno: a piscina com borda infinita é ideal para terrenos com declive, onde ela pode ser instalada na parte mais alta, o que favorece a vista panorâmica. Para terrenos planos, o funcionamento é exatamente igual, porém com um custo maior da mão de obra, pois é necessário elevar as bordas da piscina.

O ponto chave dessa piscina está na execução da obra que necessita de um sistema de filtragem e uma estrutura mais baixa na área da borda. Por isso é criado um vão para receber a água do transbordamento e uma calha para filtrar essa água captada, que então é enviada para o reservatório principal. Se for optar por um efeito de cascata, é necessário que essa calha seja mais baixa, isso é, mas próxima do fundo da piscina.

Como funciona uma piscina com borda infinita?

 

A diferença da piscina com borda infinita e de um modelo convencional está na estrutura e na instalação: seu custo pode ser um pouco mais elevado, principalmente devido a aquisição de bombas e tubulações específicas que fazem o retorno da água escoada possível. Mesmo assim, o procedimento é semelhante a construção de uma piscina convencional, podendo ter várias formas, degraus, fontes e outros atributos.

Outro ponto importante no momento da construção é que a piscina deve estar totalmente nivelada na altura do terreno ou do deck, desta forma os usuários podem contemplar a vista panorâmica em pé.

A arquitetura da residência é um item importante para o projeto da piscina. Para deixar com um ar sofisticado, escolha por uma geometria formada por linhas retas, o que permite uma conexão com a natureza. A piscina também pode contornar a casa, criando um efeito incrível.

Fonte: decorfacil.com