07/11/2019

Perigos do choque elétrico


Compartilhe:

Com 42 anos de experiência no setor elétrico brasileiro, o engenheiro Denésio de Andrade Carvalho foi um dos palestrantes do 4º Fórum Brasileiro da Indústria de Piscinas e Spa. Ele abordou as causas e consequências do choque elétrico em equipamentos aquáticos e recomenda, às empresas do setor, que capacitem suas equipes para orientar os clientes e lojistas “Na palestra, mostrei a importância do setor investir, por exemplo, em capacitação e, assim, evitar problemas com os consumidores. Fiquei satisfeito pelo interesse demonstrado pelo público, que ouviu e fez perguntas sobre um tema complexo”, avaliou o especialista que trabalhou na AES Eletropaulo, como gerente de Recursos Humanos, e hoje atua como consultor de cursos de pós-graduação e de empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

Denésio de Andrade Carvalho

Falou para uma plateia formada de lojistas, tratadores e visitantes, mostrando que acidentes podem ocorrer em piscinas, banheiras, hidromassagem e spa, com lesões e responsabilização civil e criminal do fornecedor, lojista e o prestador de serviço. De forma didática, ele explicou que o choque elétrico é um estímulo rápido e acidental do sistema nervoso do corpo humano, provocado pela passagem de uma corrente elétrica que pode causar até a morte. Defeitos em fios elétricos e luzes subaquáticas, por exemplo, podem causar parada respiratória, alteração no ritmo cardíaco (fibrilação ventricular e parada cardíaca) e queimaduras superficiais em vários órgãos do corpo humano. Falou das causas dos acidentes, como um problema emocional, esforço físico, qualificação precária e falta de treinamento, e as responsabilidades civil e criminal por ação ou omissão voluntária, negligência, imprudência ou imperícia.

Prosseguiu chamando atenção de que não se pode abrir mão da qualidade na elaboração de projetos, além de treinar e contratar profissionais capacitados e certificados, desde o fornecedor até o prestador de serviço, que podem depois ser responsabilizados por uma eventual falha que causou o acidente. Citou como exemplo de segurança equipamentos devidamente instalados com “condutor terra” para bombeamento e iluminação da piscina. “Além de deixá-la operacionalmente adequada em termos de sanitização, estará também mais atraente, com segurança e usabilidade dentro do que especifica a norma da ABNT. E por se tratar de uma piscina, é importante ser criterioso e adotar todo cuidado e profissionalismo na instalação de equipamentos elétricos, para evitar acidentes. Deixe todo o trabalho com um profissional especializado na área. O risco de curto-circuito é altíssimo, não aceite o amadorismo”, reforçou o especialista durante a apresentação.

 

Fonte Revista Edição 147