17/04/2019

Paisagismo para piscina


Compartilhe:

Quais as plantas mais indicadas

Ter uma área de lazer em casa é uma delícia, ainda mais em um país como o Brasil, cujo clima favorece atividades externas praticamente o ano inteiro. Se você anda atrás de ideias de paisagismo para piscina, para o cantinho recreativo da sua casa ficar ainda mais bonito, veio ao lugar certo!

Hoje falaremos sobre plantas que combinam com esse ambiente — e não considerando apenas a beleza, mas também tendo em conta a praticidade na hora de manter tudo limpo e sem riscos. Confira abaixo!

Plantas recomendadas para a área da piscina

Quando se pensa em plantas para paisagismo da piscina, as palmeiras não ficam de fora, afinal remetem aos ambientes praianos.

As espécies que não causam sujeira e são resistentes tanto ao calor quanto ao frio são a palmeira-fênix e a jerivá. Elas alcançam tamanho mediano a alto (de um metro e meio a quatro metros) e proporcionam boa sombra nos horários em que sol está a pino (a luz solar lhes é altamente recomendada).

Já quem quer um ambiente com mais vida e cor pode optar por plantas com flores. Boas opções são o hibisco (que floresce constantemente), as gardênias e as abélias. As três não precisam ser regadas a todo momento.

Quanto à praticidade, há plantas que exigem pouco cuidado e quase não fazem sujeira, como as orquídeas ou a strelitzia. A remoção manual das flores e folhas secas das duas espécies é fácil, e elas devem ficar sempre expostas ao sol.

Agora para quem gosta de mudar o ambiente de tempos em tempos, contar com plantas ornamentais é uma boa ideia, como o buxinho ou o pingo de ouro, que permitem podas artísticas.

Aliás, a poda é indicada para que essas plantas não cresçam desenfreadamente, e a melhor forma de cultivá-las é diretamente no solo.

Plantas não indicadas para a área da piscina

Qualquer árvore frutífera, se plantada próxima à piscina, pode trazer dor de cabeça. Esse tipo causa bastante sujeira pela queda de folhas e frutos, fora o fato de atrair pássaros, que defecam e podem deixar cair restos de comida na piscina. Elas até podem compor seu jardim, mas, de preferência, mais longe da piscina.

Uma árvore que muita gente gosta de ter, por associá-la ao clima tropical, é o coqueiro. Mas imagine o acidente que seria se um coco maduro caísse? Assim, as opções de palmeiras citadas no tópico anterior são muito mais seguras.

Também vale evitar espécies com espinhos, como a rosa ou a coroa de cristo. Pense que as pessoas, quando usam a piscina, costumam estar distraídas. Com isso, podem esbarrar em plantas espinhosas e se machucar — principalmente as crianças, que costumam ser mais desatentas.

Pensando na conservação estrutural da piscina, é recomendável evitar plantas com raízes fortes e profundas (como a palmeira-areca e a cheflera), que penetram de forma agressiva no solo e podem até rachar as paredes da piscina — mesmo das que são feitas de concreto.

Se você faz questão de usar alguma das plantas menos recomendadas no seu paisagismo para piscina, você até pode, desde que esteja atento à limpeza da piscina e manutenção para evitar os possíveis problemas que essa planta causaria. Por isso, é válido contratar os serviços de um jardineiro e de um piscineiro.

Cuidados com o paisagismo para piscina residencial

Após o paisagismo ficar pronto, é hora de cuidar das plantas para garantir que a área da piscina permaneça sempre agradável.

Na hora de fazer a manutenção desse ambiente, vale a pena ter algumas orientações em mente:

  • conhecer os cuidados específicos de cada planta no que diz respeito à rega e poda;
  • evitar jogar água da piscina nas plantas, devido ao cloro;
  • transferir plantas para vasos, ou para outra parte do jardim, caso veja que as raízes estão se aproximando da piscina;
  • fazer uma limpeza semanal do ambiente para evitar acúmulo de folhagem na água e nos encanamentos.

Fonte: triider.com.br