20/11/2014

Os cuidados com a água da sua piscina.


Compartilhe:

Porque a minha piscina fica verde? Como deixar a água sempre limpa e a piscina pronta para o uso a qualquer momento?

Uma piscina com a água cristalina é um convite quase irresistível, seja no inverno ou no verão.
Para que você possa usar a piscina a qualquer hora e aproveitar uma água limpinha e de qualidade, separamos algumas dicas, que vão ajudar na conservação e limpeza da sua piscina.

O uso do filtro solar, por exemplo, contribui para que a água fique ainda mais suja. Os resíduos do produto, formam uma camada de gordura na superfície, dificultam o tratamento e aceleram o processo de deterioração dos equipamentos, por causa da corrosão e incrustações.

Sendo assim, cuide para que os banhistas retirem do corpo o excesso de filtro solar com uma ducha.

Nos períodos chuvosos, a proliferação de algas ocorre com mais facilidade devido a queda da temperatura e dos ventos, que levam micro-organismos do solo para dentro da piscina.

Uma piscina, sem os devidos cuidados, favorece o aparecimento de algas, fungos, protozoários, insetos, caramujos e outros bichos, que podem liberar toxinas e causar: doenças de pele, diarreias, infecções de ouvido, garganta, nariz e olhos.
O primeiro sinal visível de que a água de sua piscine não está saudável e o aparecimento repentino de manchas nas paredes.

anapp-cuidados-agua

Para reverter o quadro, confira os passos abaixo:

  1. Elimine os micro-organismos realizando a aspiração do fundo e a escovação das paredes;
  2. Faça o ajuste a alcalinidade. A faixa ideal é entre 80 e 120 PPM;
  3. Verifique o pH e faça o ajuste entre 7,0 a 7,4;
  4. Filtre a água por 8 horas;
  5. Aplique o algicida e faça mais uma filtragem de cerca de 1 hora.
  6. Faça uma supercloração com o Cloro Granulado e também filtre por 1 hora;
  7. Desligue o filtro e deixe a água repousar por 12 horas.
  8. Caso a piscina esteja muito suja, aspirar drenando. Não esqueça de recolher as folhas do em torno e de dentro da piscina todos os dias;

Importante:

  • Evite o sulfato de alumínio na decantação. Ele pode provocar danos à saúde e sua eficácia é questionável, pois, ao empedrar, pode danificar o filtro.??
  • Algicidas e cloro granulado não devem ser adicionados no mesmo dia. Aplique o cloro granulado durante a noite, pois o calor do sol decompõe o produto inutilizando sua eficácia.

Uma piscina bem cuidada requer atenção e cuidados diários. Procure profissionais capacitados para realizar a manutenção e limpeza da piscina, principalmente nos casos de contaminação da água. Eles estão aptos à utilizar equipamentos e produtos que vão deixar sua piscina em ordem!