01/01/2024

O que você precisa saber para construir um SPA


Compartilhe:

Assim como as piscinas, os SPAs se tornaram comuns em ambiente domiciliar e podem ser construídos em diversos formatos e espaços

 

Além das piscinas, os SPAs também se tornaram comuns em ambiente domiciliar. Assim como as piscinas se tornaram mais populares entre os consumidores no período de isolamento social, os SPAs também caíram no interesse do público brasileiro, e aquele tão procurado espaço tranquilo com cheirinhos terapêuticos e massagens ou banhos relaxantes, agora pode estar dentro de casa, a poucos passos de distância. A ideia de ter um SPA em casa, ou algo próximo disso, também veio da necessidade de se desligar do trabalho em período de home-office, ou até mesmo de conseguir um momento a sós com a própria mente, quando toda uma família se encontrava limitada ao espaço de uma única residência, que nem sempre é suficiente.

O primeiro passo para construir um SPA em casa é checar se o espaço é viável para isso. Segundo Salviano Evaristo da Silva, responsável técnico da Albacete, um SPA exige que o espaço seja bem arejado, com solo plano e estável, redes de alimentação elétrica e hidráulica próximas e espaço suficiente para os equipamentos que serão usados, bem como uma área de fácil acesso para sua montagem e manutenção. “São características que garantem a integridade do SPA a longo prazo, evitando o acúmulo de cheiro, trincas e problemas de impermeabilização”, explica.

Um SPA também pode ser construído tanto em ambiente interno, quanto externo, contanto que ofereça as características acima mencionadas, principalmente um bom sistema de ventilação. A iluminação também é um ponto de atenção nesse sentido pois, dessa forma, vai garantir que o espaço seja flexível o bastante para ser utilizado a qualquer hora do dia.

Apesar dessas exigências, não existe um espaço ideal para a construir um SPA em casa, pois o espaço mínimo é aquele necessário para que os usuários se sintam confortáveis. Sair da caixinha também pode ser vantajoso nesse caso, pois além dos SPAs redondos, como já os conhecemos, espaços retangulares e até triangulares também podem ser aproveitados para essa finalidade. O chamado SPA “de canto”, costuma ser construído no formato triangular e é uma ótima opção para espaços pequenos.

Materiais que atuam na manutenção da água são comumente empregados nesse tipo de construção para evitar desperdícios. Para isso, são utilizados filtros com motobombas, capazes de circular a água da piscina para o filtro e do filtro de volta para a piscina. Pelo menos dois ralos de fundo também são necessários para a captação da água, bem como bocais de retorno para que ela volte após o processo de filtragem. “Um bom aliado é o uso, neste caso opcional, de um gerador de ozônio, pois ele atua na diminuição da quantidade necessária de cloro utilizada na limpeza do SPA, aumentando ainda mais a qualidade da água”, afirma Salviano.

Aquecedores também são comuns em ambientes de SPAs, seja um trocador de calor, aquecedor de passagem ou pelo sistema de aquecimento solar com o uso de placas. Nesse caso, é importante que o consumidor considere o custo-benefício da instalação, uma vez que o aquecimento pode utilizar bastante energia elétrica e pesar no bolso do consumidor ao fim do mês.

“Os materiais usados na construção da estrutura podem variar bastante. Concreto, vinil e até a fibra de vidro são algumas opções, e o profissional contratado poderá indicar o melhor material para cada local”. Salviano explica também que, na parte hidráulica, são usados tubos e conexões de PVC para água em temperatura ambiente e CPVC para água aquecida, pois esses materiais são ideais para a circulação de água e oferecem alta resistência e durabilidade.

A utilização de materiais de primeira linha na construção deve estar atrelada à contratação de um profissional experiente. “De nada adianta um bom conceito, um bom projeto e bons materiais, se a pessoa contratada para executar a obra não for qualificada. Para não correr esse risco, é importante conhecer o trabalho dele, pedir seu portfólio de construções anteriores e, se possível, ir até essas construções para conhecê-las pessoalmente. Outra dica é contatar fabricantes de equipamentos específicos para SPAs, principalmente os de equipamentos de tratamento da água, que podem recomendar um profissional capacitado e até credenciado pela própria fábrica”, conclui.

Para saber mais sobre como a Albacete pode contribuir para a construção do seu SPA em casa, acesse albacete.com.br.

 

Fonte: Revista ANAPP Edição 165