08/10/2020

Novos tempos: saiba como reinventar as vendas na loja de piscinas


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Quando o novo coronavírus chegou nas Américas, já se estimava que as consequências econômicas seriam sentidas por muito tempo, especialmente para micro e pequenas empresas. Agora, empreendedores e gestores de diferentes áreas pensam em formas de transformar seus modelos de gestão para mitigar o impacto econômico — e para quem busca o equilíbrio das vendas na loja de piscinas, reinventar o negócio pode ser uma ótima alternativa!

É verdade que, para muitos empresários, esse tipo de reinvenção pode até parecer um sonho distante ou uma ideia difícil de tirar do papel. Mas é preciso lembrar que os pequenos negócios são justamente aqueles que possuem as melhores ferramentas para explorar as diferentes possibilidades nesse momento tão desafiador, já que estão mais próximos do seu público-alvo e podem responder aos movimentos do mercado de forma muito mais ágil e precisa!

Inclusive, de acordo com uma publicação da revista ANAPP (Associação Nacional das Empresas e Profissionais de Piscinas), as medidas de distanciamento social ajudaram a estabelecer uma nova dinâmica nas relações interpessoais e de negócios, criando um cenário propício para que as empresas invistam em novas alternativas para atrair esse consumidor que mudou de comportamento em tão pouco tempo. É por isso que, neste artigo, vamos ajudar você a explorar algumas dessas possibilidades.

Novas formas de garantir boas vendas na loja de piscinas

Não é segredo que a necessidade é a mãe da criatividade, mas quando falamos em repensar a estratégia do negócio, é preciso ter em mente que nem sempre é necessário inventar a roda pela segunda vez. Isso porque o mercado está repleto de modalidades e alternativas bem consolidadas e que já provaram sua eficiência. O desafio, aqui, é adaptar esses modelos em prol das vendas na loja de piscinas, e é sobre isso que vamos conversar.

E-commerce

No Brasil, as medidas de distanciamento e isolamento social se prolongaram por vários meses. É claro que esse movimento afetou o comércio de forma bastante significativa, mas não podemos deixar de destacar que isso também trouxe uma nova dinâmica para o consumidor, que se aproximou ainda mais dos canais digitais das empresas — oportunidade perfeita para quem quer tirar um e-commerce do papel!

E não se engane: levar a loja de piscinas para a internet não é tão complicado, mesmo para quem nunca se aventurou nas vendas on-line. Hoje, existem diversas plataformas e espaços virtuais para organizar seus produtos, listar preços e selecionar suas melhores opções de pagamento de modo bastante intuitivo. Inclusive, temos um artigo completo sobre o tema aqui no blog.

Lembre-se que, com essa ampliação para um espaço digital, sua loja de piscinas ganha um alcance muito maior, permitindo que seu trabalho seja divulgado para clientes que, de outra maneira, dificilmente chegariam até você. Além disso, o empreendedor que usa a internet a favor do negócio também pode planejar e trabalhar com diversas abordagens para aumentar as vendas na loja de piscinas.

Tratamento a domicílio

A gente sabe que ter piscina em casa é sinônimo de cuidados constantes com a pureza da água. Mas, verdade seja dita, nem todo mundo tem o tempo ou a dedicação necessários para manter a agenda de tratamentos sempre em dia. Nesse contexto, por que não unir o útil ao agradável e, além dos produtos e equipamentos, incluir também o serviço de tratamento a domicílio no portfólio da sua loja de piscinas?

Você pode buscar uma parceria com algum piscineiro de confiança que atue na sua região e acrescentar toda a expertise dele ao seu negócio. Uma dinâmica interessante, por exemplo, é um acordo em que a sua loja divulga o trabalho do profissional e, em contrapartida, ele se compromete a comprar os principais produtos e equipamentos com você.

E não precisa parar por aí: mesmo quem se encarrega de higienizar a própria piscina pode acabar precisando de um serviço de delivery quando os estoques de cloro terminarem ou um equipamento de limpeza chegar ao fim de sua vida útil. Firmar parcerias com motoboys e entregadores da sua vizinhança e estabelecer um valor amigável para o frete também pode ajudar com as vendas e ainda movimentar a economia da região!

Redes sociais

Saber como vender pelas redes sociais tem sido um enorme diferencial para muitos empreendedores que querem aproveitar o potencial de vendas que existe nestes canais, que reúnem milhões de possíveis consumidores. Com cada vez mais recursos, as principais redes, como Facebook e Instagram, estão avançando em direção da tomada de boa parte das vendas on-line para consolidarem sua posição no mercado.

Graças a isso, quem está nessas redes consegue descobrir com facilidade questões como idade média, gênero, preferências e comportamento dos clientes — informações que ajudam muito na hora de definir as metas de vendas na loja de piscinas. Depois, basta montar um planejamento para abastecer esses canais e colocar a mão na massa para garantir o engajamento e criar um bom relacionamento com o público.

Lembrando que, quando sobrar uma verba extra, investir no impulsionamento de posts estratégicos e em campanhas para aumentar o seu público é sempre uma ação interessante! Mas é claro que tudo isso precisa ser feito de forma estratégica, pois a ideia central é aumentar o faturamento, não perder dinheiro.

Ferramentas do Google

Todo mundo sabe que, hoje, o Google é uma das principais vitrines virtuais para a divulgação de seu negócio, inclusive garantindo que a loja apareça no Maps, seu serviço de localização geográfica. Ou seja, é uma solução ideal para assegurar a competitividade e aproximar o seu público de você.

Sem contar que a plataforma disponibiliza o Google Meu Negócio, uma ferramenta gratuita e com um tremendo potencial de impulsionar as suas vendas! Com o suporte dessa solução, você consegue fazer o gerenciamento de todas as informações importantes para o atendimento, como horário de funcionamento, site, endereço, serviços prestados e produtos oferecidos.

Basta uma pesquisa rápida e pronto: esses clientes em potencial conseguem chegar até você sem que se gaste um centavo sequer em divulgação. E se mesmo assim você puder investir, também é possível participar de uma das maiores redes de anúncios do mundo, o Google Ads.

 

Fonte: belpiscinas.com.br