10/10/2019

NASA usa piscina gigante para treinamento dos astronautas


Compartilhe:

Para ser astronauta é necessário passar por um rígido treinamento que dura de 2 a 3 anos. Além de testes físicos e treinos em simuladores o candidato também passa por provas extremas, como a de passar dias em ambiente submarino, um dos poucos capazes de simular a condição de microgravidade sem que humanos precisem ir ao espaço. Para criar esse ambiente de microgravidade, a NASA construiu uma piscina gigantesca em Houston, tecnicamente conhecida como Laboratório de Flutuação Neutra da NASA.

 

O Laboratório de Flutuação Neutra da NASA (Neutral Buoyancy Laboratory, no original), fica em um reservatório de medidas surpreendentes: 31 metros de comprimento, 63 metros de largura e 12,3 metros de profundidade. Para encher tudo isso, são necessários 23,5 milhões de litros de água – que são repostos com frequência, já que o líquido tende a evaporar rapidamente.

 

Mesmo não sendo totalmente condizente com a realidade que os astronautas vão encarar no espaço esse treinamento na piscina é o melhor para treinar situações onde os astronautas precisam estar fora da estação espacial, para realizar reparos, por exemplo. O Laboratório de Flutuação Neutra é equipado com imitações de tamanho real da espinha dorsal da ISS, da JAXA HTC, da ATV da European Space Agency, da cápsula SpaceX Dragon, e da Cygnus da Orbital Sciences Corporation.

Fonte: pool-life.com.br