11/08/2022

Nadar no inverno faz mal à saúde?


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Muitas pessoas acreditam que a natação é um esporte apenas de verão, e assim que as temperaturas começam a cair, querem parar de nadar.

Talvez algum tempo atrás isso faria algum sentido, mas temos a sorte hoje contar com muitas piscinas cobertas e aquecidas disponíveis, o que as torna perfeitas para continuar nadando também durante o inverno.

E o que é mais legal, ainda podemos ter muitos benefícios em continuar com a natação durante os dias mais frios do ano, benefícios que são ainda maiores que apenas nadar durante o verão ou nos dias mais quentes.

Ajuda a manter e construir confiança

É importante continuar com as aulas de natação durante o inverno, porque leva apenas algumas semanas para um aluno perder a confiança que construiu durante o treinamento de verão ou quando as temperaturas estão mais altas.

Se um aluno interromper as aulas durante o inverno, ele perderá muito do progresso que fez e terá que começar tudo de novo quando voltar, em alguns casos isso pode até resultar no retorno do medo da água que alguns alunos têm.

Enquanto se você continuar durante o inverno, poderá manter e aumentar sua confiança.

Isso é especialmente verdade para os alunos mais jovens e crianças, porque especialmente nesta idade é quando as habilidades de longo prazo e a memória muscular começam a se desenvolver.

Não dependa do clima

O fato das aulas serem realizadas em piscinas cobertas durante o inverno significa que elas não dependem do clima para ocorrerem. Mesmo que possa estar frio lá fora, as piscinas estão aquecidas para que estejam sempre a uma temperatura confortável, o que significa que as aulas podem continuar mesmo quando o clima está frio ou chuvoso.

Outro benefício disso é que enquanto os esportes ao ar livre podem ser cancelados devido ao clima, as aulas de natação em piscinas cobertas não, dando a você a opção de se manter ativo mesmo com mau tempo.

Nadar no inverno faz bem à saúde

Tem gente que acredita que se molhar o cabelo ou sair no frio vai adoecer. Na verdade, não há nenhum suporte científico nesta crença. Contanto que você mantenha o calor do corpo ao sair da piscina (vestindo-se por exemplo com roupas quentes) e não permita uma mudança de temperatura grande – que é na verdade que faz o sistema imunológico do seu corpo “balançar” prejudicando a sua saúde – você permanecerá saudável e bem-disposto.

Além disso, se você continuar nadando no inverno, conseguirá manter-se em forma, ajudando a deixar seu sistema imunológico forte. Quem pratica a natação durante o inverno têm menos probabilidade de pegar gripe, resfriado ou qualquer doença respiratória.

A repetição é fundamental

Como é o caso da maioria dos esportes, a repetição é fundamental para a natação. É importante repetir certas ações regularmente. Parar por alguns dias ou meses durante o inverno significa que certamente muito progresso será perdido.

Basta apenas cerca de duas ou três aulas perdidas para um professor perceber claramente uma regressão no desempenho de um aluno. 

Imagine então um período de alguns meses de aulas perdidas… há muito progresso perdido e por isso é sempre importante continuar a manter o ritmo de aulas também no inverno ou dias mais frios.

A natação torna você mais inteligente

Já foi comprovado em pesquisas científicas e amplamente divulgado, que a natação ajuda no desenvolvimento do cérebro, coordenação, habilidades motoras, concentração, desempenho acadêmico e equilíbrio.

O exercício regular provou ser benéfico no trabalho e também na sala de aula, especialmente para as crianças.

Assim, alguns meses fora da água podem causar um declínio no desempenho.

Melhora o seu humor

O exercício libera endorfinas em seu cérebro, que é uma substância química que faz você se sentir bem e melhora seu humor. 

A natação também ajuda a liberar o estresse e a tensão do dia-a-dia. A repetição e a respiração também o tornam um exercício meditativo e ajudam a relaxar e bloquear outras distrações.

Isso é ótimo durante o inverno, especialmente se você tiver que passar muito tempo dentro de casa ou locais fechados, devido às temperaturas mais baixas dessa fase do ano. 

Nadar durante os meses de inverno oferece a oportunidade de fazer algo ativo e mudar de cenário.

Segurança

Assim que o inverno acabar, seus filhos vão querer voltar às piscinas ou à praia para brincar na água. Se eles estiverem retornando à água após uma longa ausência, suas habilidades de sobrevivência terão regredido e eles podem não estar mais seguros na água. 

Continuar com as aulas nos meses de inverno significa que eles estarão muito mais seguros na água quando o verão chegar.

Conclusão

Como demonstrado, existem muitas razões para não parar de nadar durante os dias frios de inverno.

Porém felizmente existem muitas piscinas de 4 estações disponíveis (piscinas cobertas e aquecidas), que tornam possível desfrutar de estar na piscina durante todo o ano. 

A natação traz muitos benefícios para o corpo e a mente. É uma atividade muito saudável, relaxante e estimulante para o corpo.

 

fonte: https://mori.com.br/natacao-o-ano-todo/