30/06/2021

Muito mais que banheiro, uma sala de banho


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Com a pandemia, o banheiro passou a ser um dos ambientes que mais sofreram reformas e passou a ser um local de autocuidado e bem-estar

Pandemia acelerou a tendência de transformar o banheiro em um spa

 

Atire a primeira pedra quem nunca se refugiou no banheiro para ter um momento a sós e se recompor das demandas do dia a dia! Pode parecer uma atitude boba, mas a verdade é que existem estudos científicos que comprovam os benefícios de um bom banho quente no controle da ansiedade e do stress. A água quente ajuda na sensação de relaxamento, graças a dilatação dos vasos sanguíneos que faz com o que sangue e o oxigênio fluam melhor, ajudando a acalmar os pensamentos. Não à toa, a pandemia acelerou o processo de descoberta do banheiro como um espaço importantíssimo da casa onde as pessoas podem ter seu local para criar um ritual de bem-estar.

Elementos naturais como a madeira, grandes janelas e acessórios confortáveis ao tato ganham destaque nos novos projetos

 

Arquiteta e sócia da Soffio, empresa com base no Brasil e na Itália que observa e acompanha as tendências e comportamentos dos consumidores do mercado imobiliário, Flávia Paes Lourenção conta que no Brasil, desde o início da pandemia, houve uma aceleração de um movimento no qual o banheiro passou a ser um dos ambientes de maior importância da casa. “Vínhamos observando essa tendência de transformar o banheiro em um spa, em uma espécie de oásis de autocuidado desde 2018, principalmente no mercado europeu. E tudo foi potencializado a partir do momento em que as pessoas foram obrigadas a passar um tempo considerável em casa e perceberam a necessidade de ter um local para cuidar do corpo e da alma, ou mesmo de um ambiente de refúgio e tranquilidade em meio ao caos doméstico”, explica.

De acordo com a economista e sócia da Soffio, Maria Aparecida Toledo, o mercado imobiliário nacional está atento a essas demandas dos consumidores e os novos empreendimentos também já contam com áreas comuns em formatos de mini spas com banheiras, ofurôs, hidromassagem e saunas. “A indústria do wellness tem ganhado relevância e se tornado o novo luxo. E o mercado tem se movimentado para atender a essa demanda sob duas óticas: o privativo, dentro das residências, e o coletivo, nas áreas comuns dos condomínios”, aponta.

Com a ressignificação do banheiro, ganhando a característica de salas de banho, fica claro também a tendência de potencializar a sensação de calma e tranquilidade. Para isso, explica Flávia, a indústria de acessórios e revestimentos tem investido em materiais naturais, em especial a madeira, e em revestimentos que remetem a elementos antigos. “O principal objetivo é trazer acolhimento a partir das memórias afetivas e de materiais que promovam o bem-estar, e então tem se usado porcelanatos que imitam ladrilhos hidráulicos ou outros materiais tradicionais do passado, elementos naturais como a madeira e a pedra, plantas e vegetação. Além disso, temos observado o investimento da indústria em tecnologias para desenvolver revestimentos e acessórios confortáveis ao tato e que convidem o usuário a interagir”, conta.

Diante desse cenário, banheiras e hidromassagens ganham relevância, inclusive nos projetos particulares, com grandes janelas que contribuem para a reconexão com a natureza. Assim como decorações e rituais mais místicos como forma de se reconectar com a paz interior e o equilíbrio. “Esse é apenas mais um reflexo desse movimento social de transformar as casas e lares em refúgio do caos e aglomeração das grandes cidades e metrópoles e a tendência é que isso se torne o novo normal”, finaliza Maria Toledo.

 

Fonte: Revista ANAPP Edição 157