11/10/2022

Limpador vira influencer ao mostrar rotina de trabalho em MG


Compartilhe:

Conheça Rhuan Félix, um dos maiores influenciadores de Juiz de Fora. Ele grava vídeos do tratamento das piscinas para ensinar e entreter os seguidores.

Rhuan Félix traz na limpeza de piscinas um legado de família — Foto: Rhuan Félix/Arquivo Pessoal

Apesar de refrescante, a piscina tem um lado que muitas pessoas detestam: a sujeira acumulada. Contudo, com grandes desafios surgem boas soluções. Os limpadores estão por aí e veem cada vez mais o segmento crescer com a alta demanda.

Rhuan Félix, de Juiz de Fora, é um deles, mas com uma pequena diferença. O rapaz conseguiu pegar o tratamento das piscinas, levar os vídeos para a internet e se tornar um ícone das redes sociais ao mostrar o trabalho árduo de forma engraçada e educativa. Ao todo, ele tem quase 4 milhões de seguidores.

Surgimento do limpador

Com uma infância simples e em uma família de tratadores de piscina, o mineiro teve que lidar com a perda do pai logo cedo. Apesar de ter três tios no mundo "aquático" e passar pelo momento, esse não foi o período do "start" para continuação do "legado".

"Eu tentei correr disso [o trabalho de limpador de piscinas] e não seguir o fluxo da família, mas em 2017 tomei a decisão de casar e para isso precisava de um emprego. Foi quando meu tio me chamou para trabalhar com ele e eu aceitei", contou.

Logo ao entrar no ramo, Rhuan Félix pode reforçar o amor e admiração pela profissão de família. Ele contou ao g1 que mesmo debaixo do sol procurava fazer sempre o melhor trabalho possível, mesmo que não tivesse reconhecimento.

Momentos difíceis fizeram com que o influenciador pensasse em desistir da carreira. Para ter força e continuar, contava e conta com a esposa Keila Félix. A companheira sempre foi refúgio, consolo e resiliência.

Keila, por sinal, foi o ponto de ignição para o limpador de piscinas se tornar uns dos maiores influencer do ramo no Brasil. Ela amava ver Rhuan realizar os trabalhos e sempre o acompanhava. No entanto, por causa da pandemia de Covid-19, a mulher parou de ir por causa do risco da transmissão da doença.

"Para ela não ficar sem assistir as limpezas eu filmava e levava pra casa pra que ela assistisse. Em um belo dia Keila me disse 'por que você não junta os vídeos e posta?'. Eu vi com bons olhos a ideia e postei", explicou.

No começo não deu muito resultado, mas continuou a fazer as postagens com o objetivo de adquirir novos clientes. No ano passado, ele gravou um vídeo e viralizou o conteúdo. Mais de 7 milhões de pessoas assistiram as imagens. A partir daí, ele ganhou fama no Brasil.

"Acredito que o que fez com que as pessoas me acompanhassem é mostrar em meus vídeos algo real. Mostro o meu dia a dia, minhas falhas e acertos, e a galera se identifica", respondeu ao ser perguntado sobre o diferencial que o tornou um ícone das redes.

Muito além de entretenimento, Rhuan ensina as pessoas sobre aspectos da profissão e até mesmo como limpar a própria piscina. Logo o rapaz precisou lidar com os fãs, algo que o assustou no início, mas que hoje é tão prazeroso a ponto de considerar os "amantes de piscina", nome do fandom.

"Olhar meu direct e ver tantas mensagens me deixou com medo de errar e ser cancelado, mas com o tempo eu percebi que eles estavam ali realmente para me ver, seja errando ou acertando. Eu amo eles e sou muito grato pelo amor que eles tem por mim", disse.

Depois de tornar a profissão pública na internet, a vida dele mudou completamente. Se antes faltavam piscinas para limpar, agora ele precisa administrar melhor o tempo para atender todas as demandas que chegam diariamente.

Rotina

Todos os dias, das 8h às 17h, Rhuan Félix limpa piscinas. São cerca de 15 trabalhos por dia. Ele procura tratar e gravar ao mesmo tempo para documentar. Depois das 17h, ao chegar em casa, edita os vídeos, responde as mensagens e e-mails.

Quando perguntado sobre a sujeira das piscinas, Rhuan brinca e confirma: todos os casos são reais. "Todas as limpezas que realizamos são reais e dão muito trabalho. Quem dera se fosse tão fácil e rápido como parece nos vídeos. Teve piscina que eu mesmo nem acreditava que ia dar certo. Mas a química não falha", concluiu.

Atualmente ele atende Juiz de Fora e região. Ele nos confidenciou o objetivo de preparar uma equipe e viajar pelo Brasil para limpar as piscinas sujas presentes do "Oiapoque ao Chuí".

 

Fonte:g1.globo.com