07/07/2022

Já pensou em ter uma piscina spa em casa? Descubra as vantagens!


Compartilhe:

Já pensou em ter uma piscina spa em casa? Descubra as vantagens!

Neste ambiente, a piscina spa foi revestida com as mesmas pedras do piso da varanda projetada pelo arquiteto Pedro Luiz de Marqui 

Diferente da piscina tradicional, o tipo "spa" é um modelo que também proporciona lazer, conforto e relaxamento, mas com a vantagem de ser instalado com mais facilidade e em espaços reduzidos, ou que não comportam a construção de um modelo comum. Além disso, reúne outros atributos que podem ser incluídos, como a conhecida hidromassagem. 

Segundo Vitor Campana, diiretor Comercial da fabricante Pipeline Piscina, o modelo spa é um conceito que vem despontando no mercado em modelos pré-fabricados por unir acessórios para os momentos de lazer de todas as idades. A valorização destes aspectos foi sentida ao longo da pandemia, com um aumento médio de 18,7% entre 2020 e 2021, na busca por esses itens, de acordo com dados da ANAAP (Associação Nacional das Empresas e Profissionais de Piscinas).

Para a arquiteta Giselle Macedo, sócia de Patricia Covolo no escritório Covolo e Macedo Arquitetura, a piscina spa é sempre um bom espaço para relaxar e usufruir de um momento de descanso após um dia de trabalho ou nos finais de semana com a família e os amigos. "Usamos essa solução em ambientes pequenos, sejam internos, sejam jardins com dimensões reduzidas, que não comportem uma piscina", detalha.  

Se a ideia é relaxar, a dica da profissional é instalar o spa em locais mais preservados, onde o clima é mais tranquilo. "Procuramos criar um cantinho aconchegante e, sempre que possível, rodeado de verde", afirma Patricia.

Hoje é comum também ver spas em varandas de apartamentos, mas, segundo as arquitetas, é preciso verificar se o projeto estrutural do espaço foi dimensionado para suportar o peso da piscina. "Também é importante checar a viabilidade de um ponto de água", complementa Giselle. 

O espaço com piscina spa se conecta com o deque externo no projeto assinado pelo arquiteto David Bastos

Segundo Vitor, outra vantagem desse tipo de piscina são seus equipamentos, a começar pelos assentos ergonomicamente localizados para ficar sentado por horas sem desconforto, além de profundidade adequada, com água na altura do peito, impedindo exposições excessivas ao sol. 

Com tecnologia de ponta, muitos modelos trazem um conjunto completo de hidroterapia, que pode massagear as pernas e estimular a circulação sanguínea. Já a cromoterapia presente nesses modelos também traz bem-estar e alívio do estresse através da troca de cores realizada pelos dispositivos instalados. Os detalhes também fazem a diferença, como porta-copos e descanso para cabeça. "Vale a pena a pesquisa detalhada, para que a escolha seja a melhor dentro das expectativas do usuário", diz Patricia. 

O conforto foi pensado até na hora da manutenção. De acordo com Giselle, a troca da água acontece a cada três meses. "Importante não deixar a água parada, por isso, muitos modelos têm um sistema automático de funcionamento do motor que mantém a água sempre limpa", finaliza. 

 

Fonte:revistacasaejardim.globo.com