10/08/2023

Instalando revestimentos soldados no local


Compartilhe:

Uma visão geral do processo e das técnicas usadas para uma instalação bem-sucedida do revestimento soldado no local

Por Matthew Sands

 

O forro de membrana de PVC (Manta armada) soldado no local ajuda os profissionais de piscinas a procurar soluções que lhes permitam construir e renovar o maior número possível de piscinas, com a capacidade de controlar seus cronogramas de construção.

Em vez de lidar com longos prazos de entrega para produtos pré-fabricados, os materiais de membrana soldada no local estão prontamente disponíveis. Os instaladores podem superar os prazos de entrega estocando material para os próximos trabalhos.

Os revestimentos soldados no local são capazes de fornecer um ajuste perfeito para piscinas personalizadas porque são instalados no local, mesmo para as formas mais desafiadoras, para que você obtenha um ajuste exato. O PVC reforçado com malha de 60 e 80 mil (policloreto de vinila) aumenta a longevidade.

A membrana veda completamente a estrutura da piscina e a mantém estanque, tornando-a adequada tanto para a renovação de piscinas existentes como para a construção de novas piscinas. Eles podem ser usados ??para terminar uma nova parede de concreto ou construção de parede de piscina de aço inoxidável, ou cobrir uma piscina de fibra de vidro  rachada, descascada ou vazando.

Para aproveitar os benefícios que essa tecnologia tem a oferecer, os empreiteiros devem começar com um conhecimento básico de sua instalação.

Equipes de treinamento

Para ajudar a garantir o treinamento adequado, alguns fornecedores de membranas oferecem aulas ou auxiliam nas instalações.

Por envolver um processo relativamente simples, esse tipo de instalação geralmente é bastante rápido. A soldagem das paredes e do piso da piscina são as mais fáceis de aprender, enquanto as partes mais complexas, como escadas e cantos, são mais complicadas. Como tal, essas peças complexas tendem a ser o foco da maioria dos treinamentos de instalação.

 

Entendendo a instalação da membrana de PVC (Manta armada)

O processo de instalação de uma membrana de PVC é bastante simples.

Antes de colocar a membrana, os instaladores devem limpar e reparar a superfície da piscina. Para a maioria das piscinas, essa preparação leva um dia ou menos.

Depois de preparar a superfície da piscina, os empreiteiros aderem um forro de feltro ao longo do piso e das paredes. O feltro desempenha a mesma função de um acolchoado – protege a superfície antes da instalação do forro de PVC e, posteriormente, dá-lhe um toque macio e ligeiramente acolchoado. Muitos feltros são feitos de fibras tratadas com fungicidas que impedem a proliferação de bactérias atrás da membrana.

Depois que o forro de feltro é instalado, tiras de membrana de PVC de 1,8 metros de largura são desenroladas e soldadas a quente no local para garantir um ajuste suave. Características como degraus, entradas de praia e bordas de segurança também são cortadas, montadas e soldadas.

Técnicas de soldagem

Existem essencialmente três técnicas de soldagem usadas em diferentes partes do processo de instalação para a membrana.

As duas técnicas básicas - soldagem por pontos e soldagem por sobreposição tradicional - são usadas por todos os empreiteiros e obtêm um revestimento à prova d'água. Os instaladores que procuram uma estética superior também usam a técnica de “soldagem de topo” ao longo do fundo da piscina para tornar as soldas praticamente invisíveis.

Soldagem por pontos: Esta técnica é usada no início da instalação para ajudar a posicionar e fixar a membrana, para que ela não se mova pelo resto do processo.

Aqui, pequenas e rápidas “pré-soldagens” são feitas entre as camadas de membrana sobrepostas em intervalos de aproximadamente 15 a 20 cm abaixo da costura. Tomamos este passo porque a área soldada pode ser destacada se, durante o posicionamento inicial do material, o instalador perceber que as camadas não estão alinhadas.

As peças devem estar perfeitamente alinhadas nesta fase, e os instaladores certificam-se de que a membrana não se mova durante esta operação.

Soldagem de sobreposição: As camadas de membrana devem se sobrepor em aproximadamente 5 centímetros. Essa sobreposição acabará se transformando em uma costura de 5 centímetros de largura.

 

Uma vez que a membrana é mantida no lugar com as soldas a ponto, os instaladores começam a aplicar a pistola de soldagem em todo o comprimento da costura. Basta inserir o bocal de soldagem sob a sobreposição e aquecer ambas as superfícies o suficiente para fundir as camadas e formar uma sobreposição.

Enquanto o colo ainda estiver quente, use um rolo de silicone e aplique pressão suficiente para garantir que as duas membranas sejam pressionadas e fundidas. Certifique-se de que a solda seja contínua, consistente e entre 3 e 5 centímetros de largura.

Certifique-se de que o bico de soldagem permaneça limpo durante todo o processo. O PVC derretido e a poeira podem se acumular na ferramenta, por isso é importante remover esses detritos com uma escova de aço.

 

Soldagem de topo: A soldagem por sobreposição tradicional é adequada para paredes e degraus de piscinas, onde as costuras geralmente ficam ocultas.

Mas no piso horizontal da piscina, a sobreposição pode ser vista mais facilmente. Nesta área, os instaladores que desejam um acabamento de aparência superior empregam uma técnica chamada soldagem de topo. Para fazer isso, eles colocam as bordas da membrana uma contra a outra, em vez de sobrepostas.

Quando esta técnica é usada, os espectadores não podem ver as juntas onde as membranas de PVC se encontram no piso. Isso faz a diferença principalmente à noite, quando a água da piscina é iluminada pela iluminação da piscina. Durante o dia, quando a água está em movimento, a soldagem por sobreposição tradicional não é aparente. Dominar a soldadura de topo no fundo da piscina é para os instaladores que pretendem obter uma planicidade absoluta com juntas praticamente invisíveis tanto de dia como de noite.

Usado em conjunto com um rebaixo cortado no feltro por baixo, dará ao piso da piscina um acabamento plano que também proporciona uma superfície mais lisa aos banhistas que caminham no piso.

O uso de solda de topo confere ao piso da piscina um acabamento visual impecável. Por levar mais tempo, é recomendado apenas para a área do piso. Alguns instaladores ficam com a solda de sobreposição aqui também.

Para obter os melhores resultados de soldagem de topo, comece aderindo a membrana geotêxtil ao piso. Em seguida, use uma tira de suporte de solda sob os dois pedaços de membrana de PVC que “se encostarão” um ao outro. As membranas serão soldadas bem no centro da faixa de soldagem da cabeça, sem espaço entre elas. Se o processo for feito corretamente, não há necessidade de usar PVC líquido na costura, pois cada membrana será selada com a tira de solda, o que garantirá total estanqueidade.

 

Fonte: www.poolspanews.com