30/11/2023

Guardião de piscina: importância e vantagens para o condomínio


Compartilhe:

Poder desfrutar de momentos de lazer na água é uma das atratividades do verão, correr e brincar com os amigos é sinônimo de diversão. No entanto, além disso é fundamental estar atento as preocupações com os banhistas e com a qualidade da água, é nesse momento que entra em ação o guardião de piscina.

Esse profissional tem como principal função estar atendo a segurança dos banhistas. É comum, na conhecida temporada, período do verão, o aumento do número de pessoas que circulam nas piscinas do condomínios e clubes aquáticos, por esse motivo é essencial garantir que tudo esteja em perfeita ordem.

O que é guardião de piscina?

Risco com acidentes aquáticos e afogamento são comuns quando se trata de água, muitos desses acidentes poderiam ser evitados, por isso é fundamental que as recomendações de segurança não sejam negligenciadas.

O guardião de piscina é a pessoa habilitada para prestar socorro em casos de afogamento e, também agir preventivamente para evitar acidentes em área com circulação de pessoas nas piscinas coletivas.

Atualmente, existem certificações que garantem que o profissional detenha conhecimentos específicos de salvamentos e prevenção de acidentes.

O que faz um guardião de piscina?

Como mencionamos a principal função desse profissional é estar atento a possíveis acidentes, leia a seguir como o guardião de piscina pode ser um aliado para prédios e condomínios.

Prevenção

Em um ambiente coletivo todos zelam pelo bem-estar dos usuários, por esse motivo é essencial a prevenção. Essa é uma das principais funções do guardião de piscina, agir preventivamente.

Ele é responsável por orientar os adultos que nunca deixem as crianças sem um responsável por perto, uma vez que, eles são os mais expostos em qualquer situação de risco.

Além disso, eles também discorrem sobre a profundidade da água, expondo os riscos para que as pessoas não cheguem a avançar para essas áreas sem que saibam nadar. Essa prevenção pode ser realizada com sinais sonoros, placas e, até advertências verbais.

Salvamento e primeiros socorros

Mesmo com todos os cuidados os casos de afogamentos podem ocorrer, é nessa hora que o guardião de piscina precisa estar a postos para realizar o salvamento. Logo, se percebe a importância dele estar habilitado para isso, é por isso que as certificações, especialmente do corpo de bombeiros, se faz tão necessária.

É nesse aprendizado que o profissional aprenderá todos os requisitos que podem ser exigidos durante o seu trabalho. Esses cursos visam capacitar o profissional para que ele haja com técnicas preventivas.

Além disso, também auxilia os profissionais para que eles saibam a lidar de maneira amigável com todos os banhistas, reconheçam todos os materiais básicos de pronto socorro, além de compreender com excelência todas as técnicas de salvamento.

Técnicas essas que compreendem:

  • identificar o afogamento;

  • jogar um objeto flutuante para a vítima;

  • avaliar a vítima fora da água;

  • verificar a respiração;

  • liberar as vias respiratórias.

Uma vez que o banhista esteja nas dependências de responsabilidade do guardião de piscina, ele será o responsável pela segurança de todos, porém essa responsabilidade não é exclusivamente dele, todos devem zelar pelo ambiente e não se expor a situações de risco.

Como vimos, com o devido treinamento, o guardião de piscina será a pessoa que identificará que o banhista precisa de ajuda, a partir disso, prestará os primeiros socorros, e realizará o salvamento, utilizando as técnicas que aprendeu durante todo o seu curso.

Qualidade do ambiente

Como mencionado, o guardião de piscina fará diversos alertas para evitar acidentes, dessa maneira, ele sempre identificará os locais com sinalização visual no ambiente.

Ademais, esse colaborador também é a pessoal que deixa o local organizado para que os usuários possam usufruir do lazer de forma limpa e segura.

Antes do horário de abertura o guardião de piscina deixará todos os equipamentos de primeiros socorros organizados, também organizará as cadeiras e os guarda-sóis, outra responsabilidade dele é medir o pH da água e retirar qualquer sujeira do local, além de objetos que possam colocar em risco a vida dos banhistas.

Por mais que os problemas de manutenção não sejam uma atividade do guardião de piscina, cabe a ele avisar aos responsáveis por quaisquer danos que precisem ser reparados, assim como, isolar à área caso identifique a necessidade e perigo eminente.

Qual a vantagem em ter um guardião de piscina?

Oferecer uma estrutura que possibilite o lazer e, acima de tudo, um lugar seguro é um grande atrativo para os consumidores. Como podemos perceber, o guardião de piscina é um dos colaboradores essenciais para manter essa segurança, poder contar com um profissional desse ramo é um dos atrativos para qualquer local que possua uma piscina coletiva.

A contratação desse especialista, além de evitar os acidentes, poupa dinheiro para os prédios, pois reduzem os custos de manutenção, uma vez que, são avisados no início do problema, outro fator determinando é o custo com multas e notificações, sendo que em alguns Estados essa profissão é obrigatória.

Por exemplo, no Rio de Janeiro o guardião de piscina é obrigatório em ambientes com dimensões superiores a 6m X 6m, em locais com piscinas coletivas, ou seja, hotéis, clubes, academias, entre outros, conforme Lei 3728/2001.

Por mais que em outras localidades esse profissional ainda não seja exigido, é prudente que ele faça parte da equipe, pois como podemos ver ele é indispensável no que se refere a segurança das piscinas coletivas.

 

Fonte: Pool Rescue