04/03/2020

Foco no mercado


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Nova gestão da ANAPP, encabeçada por Adelino Ângelo, prioriza plano de ação que atenda os interesses das empresas do setor

Eleita para o biênio 2020/2021, a nova diretoria da ANAPP assume o compromisso de adotar, como principal pilar, ações voltadas ao fortalecimento do mercado. O presidente Adelino Ângelo destaca que a Associação já desenvolve diversas atividades associativas, mas entende que existe espaço para atender a uma demanda de interesse de todos os que formam o setor, especialmente nas questões tributárias, técnicas e institucionais.

Para detalhar esse plano, a ANAPP deve realizar uma pesquisa junto aos associados já nas próximas semanas para ouvir o mercado e suas necessidades, que serão incorporadas ao planejamento de ações. “A pesquisa é um elemento chave para orientar nossas ações para irem ao encontro das expectativas de todos os nossos associados”. Foi assim que, em 2019, nasceu o Curso de Tratamento de Piscinas – CTP da ANAPP, e que veio atender à solicitação do mercado, considerando em seu desenvolvimento aspectos não apenas de conteúdo, mas também na forma de utilização e apresentação das aulas.

O CTP é totalmente on-line, organizado em 10 capítulos, com avaliações parciais a cada módulo, e uma avaliação geral no final, quando completados todos os capítulos. O aluno avaliado com nota média acima de 7 pontos recebe um certificado com a chancela da ANAPP, um valioso diferencial no mercado. “Nesse sentido, temos já identificado que as exigências da norma ABNT NBR- 10.339 já são uma realidade no setor e estão em fase final de implantação em algumas poucas empresas do mercado e, isso, exigirá profissionais capacitados e atualizados, que deverá ser priorizado nesta gestão”, complementa Adelino.

Outro aspecto que está interligado à norma 10.339 é a segurança nas piscinas, que será objeto de uma ampla campanha, pois não se pode admitir que o principal item de ofício, a piscina, ofereça risco aos banhistas usuários. Outra frente de trabalho já mapeada, e que terá início no segundo trimestre de 2020, é a revisão da norma ABNT NBR 10.818, sobre parâmetros de qualidade da água, item primordial ao mercado e a todos os segmentos usuários e banhistas.

União

Adelino ainda destaca que levar esses temas ao mercado de maneira profissional requer a união de todos os associados. Para isso, estão previstos, nesta gestão, vários fóruns técnicos e duas feiras. Uma delas será a edição regional, em agosto deste ano, da Expolazer Brasília, e a outra a já tradicional feira Expolazer - SP, programada para 2021.

São oportunidades em que os profissionais e as empresas terão acesso à conteúdos técnicos e de vendas de valor em palestras e discussões sobre os mais relevantes temas do setor e participarão também expondo seus produtos, destacando o atendimento às normas e aos mais exigentes padrões de qualidade que o mercado consumidor merece e exige. Outro assunto de destaque para a Associação, neste ano, é a ampliação da adesão de empresas no compromisso de preservação do meio ambiente, para adoção de Sistemas de Logística Reversa, como pede a legislação. Atualmente, algumas empresas já participam do projeto, que recebe o mesmo nome, em parceira firmada pela ANAPP com a FIESP, CETESB e Secretaria de Meio Ambiente. “Nosso objetivo é estudar a legislação para definir como ir além da reciclagem de embalagens, estendendo as ações para, por exemplo, eletroeletrônicos, como define a legislação”, assina a diretoria.

A ANAPP também tem buscado integrar as empresas associadas aos eventos que acontecem em outras partes do mundo, organizando participações em feiras internacionais de referência, como a Piscine Global de Lyon (França) e a Piscina & Wellness Barcelona. Neste ano de 2020, já estão avançados entendimentos para a participação na feira Piscina & Wellness México, um mercado de interesse das empresas brasileiras.

Nesse contexto internacional, a ANAPP também é entidade membro da WAPSA, aliança mundial de associações de piscinas e spas, onde são discutidas ações de integração e padronização e de atuação nos quesitos de capacitação, sustentabilidade, estatísticas e os normativos. Uma outra ação de valorização do mercado brasileiro é o Concurso Piscina Design ANAPP, que dá visibilidade aos projetos diferenciados com reconhecimento de empresas e profissionais.

Em duas edições do Concurso realizadas, em 2018 e 2019, foram premiados, em várias categorias, projetos de mais de 20 empresas diferentes. Para dar ciência ao mercado de todas essas ações e sobre destaques de suas associadas, a Associação desenvolve também a Revista ANAPP, em edições bimestrais, conta com forte presença nas redes sociais e produz também informativos semanais.“Esse é um mundo (de negócios) de muitas facetas para poder representar os interesses de vários segmentos, considerando desde fabricantes de produtos químicos e empresas de piscinas de fibra, de vinil, vidro e de concreto até indústrias de bombas, filtros e aquecedores, sem esquecer as centenas de lojas, representantes comerciais e os profissionais tratadores de piscinas. Tudo isso (torna o setor) muito rico e o trabalho, é a nossa vocação”, encerra Adelino.

 

Fonte: Revista Edição 149